SAÚDE: CENTRO DE ESPECIALIDADES ENTRA EM OPERAÇÃO.
O Centro de Especialidades Integradas – CEI foi inaugurado no fim da tarde desta quinta-feira, 29, às 17h, com festa. A casa de saúde já está funcionando e atende cerca de 600 pacientes por semana, da Média e Alta Complexidade, encaminhados pelo setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Casos que muitas das vezes tinham de ser encaminhados até para fora do município, agora podem ser tratados na própria cidade. Segundo o secretário municipal de saúde, Marcone Walvenarque, com isso, o município reduz os gastos com o Tratamento Fora de Domicilio-TFD e garante mais tranquilidade e conforto para os pacientes que podem ficar perto da família durante o tratamento.
Ao todo, 18 especialidades são ofertadas a população pela nova unidade. No CEI os médicos especialistas são: Urologista, Cirurgião Geral, Cirurgia cabeça e pescoço, Pediatra, Reumatologista, Dermatologista, Oncologista, Cardiologista, Neurologista, Otorrinolaringologista, Endocrinologista, Ortopedista, Ginecologista, Psiquiatra, Nefrologista, Patologista, Gastroenterologista e Cirurgião Pediátrico. Além destes, o centro conta ainda com psicólogo e nutricionista.
De acordo com Darmina Duarte, diretora do departamento de Média e Alta complexidade da Secretaria de Saúde, apenas duas destas especialidades são ofertadas fora da sede. È o caso do serviço médico de patologia, a biópsia para diagnóstico de câncer. O exame será ofertado no laboratório do Centro de Saúde Laranjeiras, na Cidade Nova. A outra especialidade é a de nefrologia, o atendimento acontece na Clínica de Doenças Renais, CDR, na folha 25.
No espaço funcionam atualmente 07 consultórios médicos e uma farmácia de alto custo, com medicamentos controlados. DR. Willd Cavalcante, é o diretor técnico da casa de saúde. Ele diz que o CEI não deve ser confundido com um hospital, pois, lá não são realizados procedimentos cirúrgicos. Ele deixa claro que todos os atendimentos são feitos apenas em pacientes já encaminhados pela regulação dos centros de saúde e pós-operatório do Hospital Municipal. È um centro de tratamento e não de internação.
Para o prefeito Sebastião Miranda Filho a entrega do Centro de Especialidades Integradas mostra que o governo está investindo na saúde, já que o setor é uma das prioridades de governo. “A saúde é muito importante e nós sempre iremos priorizar, um centro desse não é visto como um gasto, mas como investimento para o bem estar do povo de Marabá”, enfatiza o prefeito.
O CEI está localizado na folha 31, Quadra E, próximo a Casa da Cultura, na Nova Marabá.
ASCOM/Prefeitura Municipal de Marabá