SAÚDE: LABORATÓRIO MUNICIPAL MIZULAN PEREIRA TERÁ UMA DAS MELHORES ESTRUTURAS DA REGIÃO
Nesta quinta-feira, 6 de julho, às 18 horas, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura o Laboratório Central “Mizulan Neves Pereira”, localizado na Rua Manuel Bandeira, 23, com Avenida dos Gaviões, bairro Laranjeiras, ao lado do Posto de Saúde, com amplas e modernas instalações, objetivando oferecer à população marabaense um novo mix de exames, incluindo biopsias e imuno-histoquímica.
Segundo a diretora de Alta e Média Complexidade, Dármina Duarte Leão Santos, o novo laboratório é parte do que existia no Centro de Saúde Pedro Cavalcante. Agora, com a inclusão de novos equipamentos, adquiridos por comodato, cuja manutenção fica a cargo da empresa contratada, enquanto as estruturas física e técnico-operacional são de responsabilidade do município.
O novo espaço soma-se a outros oito pequenos laboratórios, de uso exclusivo para o tipo de usuário ou que permanece devido a distância para o núcleo Cidade Nova. São eles: HMM, exclusivo para os internos e emergências; HMI (internas e leite materno); Crismu (patologia clínica); Hiroshi Matsuda (exclusivo para tuberculose, hanseníase e leishmaniose tegumentar), a ser transferido para o Laboratório Central; CTA (exclusivo para HIV/Aids, sífilis e hepatites); Carlos Barreto (rotinas); e CCZ (análise de água).
Ainda de acordo com Dármina, o Laboratório Central, além dos atendimentos diretos, atenderá as demandas não contempladas nos demais centros. Na sede, proporciona 80 a 120 atendimentos diários, com entrega de resultados em 48 horas, inclusive via internet.
Para as análises de biopsias (mama, próstata e tireoide) e imunohistoquímica existe patologista exclusivo. E ainda, a intenção do prefeito Tião Miranda é fazer praticamente todas as análises clínicas e patológicas em Marabá, porém alguns exames não realizados aqui são feitos em parceria com o Lacen – Laboratório Central do Estado do Pará, em Belém.
O Laboratório Central do município conta inda com algumas parcerias, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), que fornece estagiários de Biomedicina; o próprio Lacen, que além de exames, tem oferecido capacitação de pessoal.
Também de acordo com Dármina, o nome Mizulan Neves Pereira, que referencia o Laboratório Central de Marabá, foi sugerido pela Câmara Municipal e acatado, sem objeções, pela Prefeitura, por se tratar de uma técnica de laboratório que dedicou mais de 20 anos de sua existência às análises clínicas do município. Mizulan faleceu em 10 de janeiro de 2010.
Veja a quantidade de exames oferecidos pelo Laboratório Mizulan Pereira:
Área Bioquímica: mais de 20, dentre eles fosfatase, ácido úrico, TGO/TGC;
Hematologia: Três – Coagulação, tipagem e hemograma completo;
Hormônios: Mais de 10, incluindo PSA, testosterona e outros;
Imunologia: cinco tipos;
Microbiologia: Secreção vaginal (exame a fresco e bacterioscopia), pesquisa de BAAR e linfa;
Urinalise: EAS