MIZULAN PEREIRA GANHA UMA BELA HOMENAGEM: UM DOS MELHORES LABORATÓRIOS PÚBLICOS DA REGIÃO
A imagem que fica de quem visita o Laboratório Central “Mizulan Neves Pereira” é de uma estrutura ampla e moderna. A entrega da casa de saúde, aconteceu no inicio da noite desta quinta-feira, 6, e contou com a presença de diversas autoridades municipais e funcionários da área de saúde. O espaço localizado no bairro Laranjeiras, ao lado do Centro de Saúde, tem capacidade de ofertar um melhor atendimento à população. Por dia, são atendidos entre 100 a 120 usuários, no sistema de senhas.
Juntos o prefeito Sebastião Miranda Filho e o vice, Antônio Carlos Cunha Sá, fizeram o descerramento da placa inaugural do laboratório que já está em funcionamento.
Tião Miranda enfatizou que a saúde é uma das prioridades de seu governo, por isso, apesar das dificuldades financeiras por qual o município vem passando, a prefeitura está investindo 20% de seus recursos no setor. “Nós queremos reformar todos os centros de saúde. Quando entrego uma obra dessas é uma satisfação, por que saúde é prioridade. Eu tenho um compromisso com Marabá, essa é minha missão”, destaca o prefeito.
Em concordância com o gestor, Toni Cunha, ressalta que os detalhes do prédio (o espaço é bem decorado, inclusive com obras artísticas locais), já mostra o diferencial do atendimento que será prestado para a comunidade. “O detalhe faz toda a diferença”, disse cunha fazendo referência ao governo. “Obra, realização, tem de ser entregue pronta para a população. Em funcionamento! E nós só anunciamos uma obra quando ela está completa. Entregamos com equipamentos importantes, com responsabilidade”, conclui o vice-prefeito.
O Laboratório Central, conta com boxes para a coleta, salas com macas, e equipamentos de última geração. O secretário Municipal Marcone Nunes Leite enfatiza que agora as viagens de pacientes para fora de domicilio devem diminuir, já que muitos exames poderão ser realizados em Marabá. Além disso, o laboratório é todo informatizado, com profissionais qualificados. Ao todo, 21 servidores trabalham no atendimento para dar mais comodidade aos usuários. “A população pode contar com um espaço moderno e uma novidade, é que o resultado pode ser entregue em até 48 horas, na própria unidade ou pela internete”, afirma o secretário.
De acordo com a diretora de Alta e Média Complexidade, Darmina Duarte Leão, a unidade de saúde, soma-se a oito pequenos laboratórios já existentes no município. “É o mais preparado da região, aqui fazemos exames que não são feitos em nenhum outro lugar”, ressalta Darmina. Dentre os exames que serão ofertados estão o de Bioquímica, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia, Urinalise e Imunologia, com destaque para os exames de Imuno-histoquímica e Biopsia. Darmina explica ainda que a porta de entrada para o laboratório serão as unidades básicas de saúde, além dos especializados como o CTA, CRISMU, CAPS e hospitais do município (no caso dos pacientes internados).
“Um dos objetivos é ampliar a oferta de exames e agilizar a entrega dos resultados” afirma a diretora.
Para manter o bom serviço o Laboratório Mizulan Neves Pereira, conta ainda com a parceria do Laboratório Central do Estado do Pará-LACEN, com exames e capacitação profissional e da Universidade do Estado do Pará. A UEPA fornece estagiários de Biomedicina.
Na ocasião a prefeitura prestou uma homenagem à técnica de laboratório “Mizulan Neves Pereira” que deu nome ao Laboratório Central. A profissional, falecida em 2010, era tida como dedicada e generosa no exercício de sua função. Um dos filhos dela, Fagner Silva, agradeceu a homenagem e disse que a família está muito feliz pelo reconhecimento.
O laboratório funciona o dia inteiro, entre 07h às 17h, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.