SEGURANÇA: OPERAÇÃO VERÃO REDUZ EM 32%OS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARABÁ
O mês de julho de 2017, foi um dos mais seguros dos últimos 4 anos, principalmente em relação ao trânsito, quem garante é a Secretaria de Segurança Institucional de Marabá. Os dados foram levantados em conjunto pelos órgãos de segurança da cidade e apresentados numa coletiva a imprensa, na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório da prefeitura.
Na coletiva, esteve presente, o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano-DMTU, Jocenilson Silva; o Superintendente Geral da Guarda Municipal, Inspetor Roberto Lemos e o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Silva.
Um dos principais enfoques foram os acidentes de trânsito. De acordo com as informações a redução foi de quase 32%, considerando o mesmo período de 2016. Isso reflete diretamente nos hospitais da cidade, que têm sentido a diminuição da ocupação dos leitos, por vítimas de acidentes de trânsito. Segundo Jair Guimarães os números são satisfatórios porque mostram a eficácia da Operação de Veraneio desenvolvida durante as férias.
“Entregamos esse resultado coroado de êxito, foi um trabalho intenso, uma operação integrada, Policia Militar, DMT, Guarda e Agentes Patrimoniais junto, e a Policia Civil dando todo o apoio lá na delegacia, dando celeridade no atendimento das nossas ocorrências e isso é a parceria que nós temos de ter a integração”.
Ainda segundo o secretário, outro dado importante está relacionado ao recolhimento de veículos. Só motocicletas foram mais de 130 recolhidas por causa do documento atrasado, o que pode ter influenciado na redução dos acidentes, além dos índices de criminalidade, já que muitos delitos são cometidos com o uso de motos.
Ele ressalta ainda, que as ações devem se intensificar cada vez mais, destacando o convênio com o DETRAN, que possibilita o DMTU a fazer abordagens e a fiscalizar documentações de condutores e veículos.
Sobre a SMSI, Jair disse que a mesma está sendo reestruturada para melhorar a segurança e fazer com que o cidadão sinta-se mais seguro. Ele citou medidas que estão sedo tomadas, dentre elas, o aparelhamento da Guarda, e a reativação do Centro de Operações (em processo). Ele adiantou que 10 câmeras de monitoramento já estão funcionando, a expectativa é que o Centro de Operações seja reativado, tão logo, que todos os equipamentos estejam recuperados.
Já Jocenilson Silva, enfatizou que a maioria dos acidentes de trânsito é provocada, pela falta de atenção. Um percentual de 67% dos condutores, se distraíram ao volante, um dos motivos mais frequentes é o aplicativo de celular WatsApp, enfatiza o diretor do DMTU. “São infrações corriqueiras, que a gente encontra no dia a dia, o motorista conduzindo veículo e ao mesmo tempo olhando o telefone celular através deste aplicativo, infringindo o artigo, e caindo nesta estatística da falta de atenção”, conclui Jocenilson.
Ele disse também que a principal providência executada pelo departamento na prevenção dos acidentes tem sido a educação para o trânsito, desenvolvida por um setor específico do DMTU.
Do mesmo modo, o Inspetor Roberto Lemos, divulgou que diariamente foram empregados 35 agentes na operação, trabalhando em conjunto com os outros órgãos de segurança no patrulhamento e rondas pelos prédios e espaços públicos do município, exemplo disso, são os hospitais da cidade. Os cães da guarda, foram solicitados em 8 operações, num deles, o cão ziah conseguiu identificar 25 quilos de drogas escondido num veículo.