EDUCAÇÃO: SEMED VAI FORTALECER SÉRIES INICIAIS PARA MELHORAR QUALIDADE DO ENSINO EM MARABÁ.
A gestão da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está preocupada com os baixos índices de desenvolvimento da educação em Marabá, principalmente nas séries finais do ensino fundamental. Para mudar essa realidade a médio prazo, uma das saídas estudadas está sendo fortalecer o ensino nas séries iniciais, para que, ano a ano, essa realidade seja modificada.
Em reunião com diretores de escolas municipais nesta quarta-feira, 24, o secretário de Educação Luciano Dias demonstrou grande preocupação com essa realidade estampada no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e em outras avaliações promovidas pela rede municipal. “É preciso fazer com que alunos aprendam com eficiência na primeira infância. Estamos fazendo um debate para criar uma matriz com escolas para usar isso como piloto e avaliar com periodicidade os métodos que forem desenvolvidos. Vivemos num país que não despertou para o fato de que a educação e cultura vão mudar as pessoas”, disse Luciano.
Para ele, a educação precisa ser a principal bandeira de governo e sua maior preocupação, no momento, é saber de que forma vai mudar isso. “Precisamos da ajuda de vocês, educadores, que trabalham na gestão das escolas. O que podemos fazer é dar o apoio necessário para o projeto. Temos o dever de mudar a cara da educação para que haja reflexo na formação do aluno”, sustentou.
Segurança nas escolas
A Semed também aderiu a uma proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e criou um projeto intersetorial para combater o trabalho infantil, prostituição, evitar que estudantes utilizem drogas, gravidez na adolescência e ainda contribuir para acabar com a violência no ambiente escolar. Para isso, várias instituições e órgãos farão parte do projeto, como Conselho Tutelar, Guarda Municipal, entre outros.
Na reunião, a diretora da Escola Julieta Gomes Leitão, Francisca das Chagas de Souza, elogiou a iniciativa e confirmou que problemas sociais estão assoberbando as escolas e lamentou que alguns setores que assessoram menores estão a desejar. “As instituições não respondem quando acionamos e precisam estar mais próximo das escolas”.
A equipe técnica da SEMED também discutiu com os diretores sobre outros projetos para os próximos dias, como a participação de escolas no Desfile da Pátria, retomada de formações no segundo semestre e bicicletada em alusão ao Dia da Amazônia, em 1º de Setembro, promovida pelo Projeto Rios de Encontro.