HMI PROMOVE CORRIDA DA DOAÇÃO COM MAIS DE 200 PARTICIPANTES
Na manhã de domingo, 27, a Velha Marabá, esteve movimentada pela I Caminhada e Corrida da Doação organizada pela equipe do Hospital Materno Infantil. O objetivo do evento que levou mais de 200 pessoas para as ruas do bairro era o de arrecadar vasilhames para o armazenamento do leite materno, do Banco de Leite, mantido na maternidade. As inscrições eram feitas mediante a entrega de 4 potes de vidros com tampas de plástico (aqueles de café solúvel).
A concentração aconteceu em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA e a largada foi dada às 7h. A primeira turma a tomar as ruas foi a dos corredores. Eles seguiram pela Orla do Tocantins, rumo ao Portobras, onde contornaram pelo bairro Santa Rosa, pra depois pegar a Avenida 7 de Junho e retornar pela Travessa Santa Terezinha. Já a caminhada teve um percurso mais curto, de aproximadamente 2 quilômetros. O trajeto também foi pela orla, mas no sentido oposto. Quem preferiu essa modalidade, teve de caminhar até a Praça São Félix e retornar pela a Avenida 5 de abril.
O atleta Antônio José Souza, o Maninho, conquistou o primeiro lugar na categoria masculina e foi premiado com um troféu. Ele concluiu a corrida em 14 minutos e 25 segundos. Para ele a vitória tem um sabor diferente, porque além de marcar o retorno às pistas, contribuiu com a campanha do aleitamento materno. “Foi muito bom, o percurso foi tranquilo e teve muita gente participando, foi muito boa”, enfatizou Maninho, operador de máquinas pesadas.
Já a Bióloga Ana Paula Oliveira, subiu ao pódium ocupando a primeira posição na categoria feminina. A jovem atleta completou a prova em 19 minutos e 40 segundos. Ela ressalta que fazer atividade física é prazeroso, mas esta corrida teve um diferencial. “È muito gratificante a gente poder correr, fazer o que gosta, praticando esporte e ainda colaborar, né, incentivando a doação, o aleitamento materno”, destacou ela.
Para Lígia Viana, coordenadora do Banco de Leite, as expectativas foram superadas. “Nós queremos agradecer a população de Marabá que abraçou a nossa causa. Conseguimos um número bem considerável de frascos, nós podemos arquivar uma quantidade suficiente, para ter um suporte melhor para armazenar nosso leite”, comemora a nutricionista.
Ela explicou ainda que muitos frascos são perdidos durante as coletas por isso, a importância da arrecadação desse vasilhame que recebe todo tratamento (lavagem e esterilização), antes de ser utilizado.
A diretora administrativa do HMI, Auciléia Tartáglia, além de organizar o evento, calçou o tênis e participou da corrida. “Estamos muito agradecidos. Foi uma missão muito difícil, mas que nós conquistamos. Conseguimos arrecadar os nossos frascos, porque nós não tínhamos estoque no Banco de Leite e hoje, a gente consegue armazenar o leite” disse ela.
Muitas personalidades resolveram apoiar a Caminhada e a Corrida da Doação, dentre eles, estava o vereador Marcio do São Félix. “Uma maneira de sermos solidário a uma campanha tão bonita que é o aleitamento materno e a tendência agora só aumentar o número de doadores”, afirmou o vereador.
A vereadora Cristina Mutran, acompanha o banco de Leite há anos, e fez questão de marcar presença e optou pela Caminhada. “È muito importante nós divulgarmos que aqui em Marabá tem um banco de leite, muitas pessoas não tem esse conhecimento, apenas aquelas que fazem uso, que necessitam. E o Banco de Leite do Materno Infantil, ele tem um reconhecimento a nível nacional pela UNICEF, já conquistou 4 medalhas…esse ano pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pelo hospital, com certeza vão conseguir manter o primeiro nível” observou a parlamentar.
Quem também esteve prestigiando o evento foi a vereadora Priscila Veloso. Maravilhada com os resultados parabenizou a organização. “Parabenizar a coordenação do HMI, por esse evento pela organização por toda a mobilização, a todos os funcionários e além do mais, promovendo a saúde das pessoas. É muito bom estar presente aqui vivenciando esse momento e dando esse apoio”, finaliza Priscila.
Todos os participantes receberam medalhas de participação. Agora, se aproxima o encerramento da programação do “Agosto Dourado”, uma campanha nacional voltada para o fortalecimento do aleitamento materno. Em Marabá a campanha encerra no dia 02 de setembro, com um chá beneficente, que ocorrerá no Salão Nobre do Circulo Militar de Marabá.
Resultado:
Categoria Masculina
1º lugar: Maninho
2º lugar: Ronival Rocha
3º lugar: Kerve Pablo
Categoria Feminina
1º lugar : Ana Paula Oliveira
2º lugar: Renalice Correia
3º lugar: Ana Paula