SAÚDE: MUTIRÃO DE COMBATE A LEISHMANIOSE, DENGUE E CHICUNGUNYA SEGUE HOJE NA FOLHA 16
Hoje,na Folha 16, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma “Ação Mais Saúde em Marabá”, visando o combate da leishmaniose visceral e oferecer diversos serviços básicos à população daquele bairro.De acordo com a coordenação, dentre os serviços, a ação desta sexta-feira teve consultas médicas, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, vacinação de crianças e adolescentes, vacinação antirrábica para cães e gatos, visitação domiciliar e mutirão de limpeza.
No que se refere a vacinação humana, a SMS estava atualizando as vacinas regulares do calendário do SUS, a exemplo de tétano, febre amarela, hepatites A e B, de quem apresentava o cartão de vacinação, mais o imunobiológico contra o HPV – Papiloma Vírus Humano.
Quanto aos animais, além da vacinação contra a raiva, os agentes de saúde também orientavam quanto a saúde dos bichos e distribuíam repelente (Cipermitrina) para aplicação no lombo dos animais.
Nas visitas domiciliares, feitas por duas equipes de agentes de endemias, é feita orientação aos moradores quanto as doenças transmitidas por vetores e eliminação de focos de mosquitos ou tratamento da água, de acordo com a situação, em comum acordo com o morador, que às vezes não aceita o esvaziamento dos depósitos que contém o foco de inseto (caixa d’água, poço, tonéis, etc.).
Uma equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo realizou limpeza de ruas e coleta de resíduos/entulhos das residências que os depositaram em frente as casas, para que elimine abrigo aos mosquitos, não só os transmissores da leishmaniose visceral como de outras doenças – dengue, zika e
.