TURISMO: MARABÁ É O PRIMEIRO NA LISTA DE MUNICÍPIOS DO PÓLO ARAGUAIA-TOCANTINS NO MAPA NACIONAL DE TURISMO
Dentre os Municípios do Pará, Marabá está se destacando pelo turismo de negócios
Esta semana o Ministério de Turismo divulgou o levantamento completo do Mapa de Turismo Brasileiro, onde foi acrescentado 66 municípios paraenses. Sendo assim, o mapa do turismo do Pará passa a contar com 129 municípios distribuídos em seis regiões turísticas, quase o dobro do número de cidades que integravam a última edição do documento, de 2016. Nesta nova conjuntura, Marabá desponta em primeiro lugar da categoria B, no polo turístico Araguaia-Tocantins.
A categorização serve para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
Segundo a coordenadora e conselheira de turismo, Isis Mourão, essa subida de Marabá, pode estar relacionada a criação e posse do Conselho de Turismo, ocorrida em 2017, por meio de lei municipal.
“Outro avanço que nós tivemos nas políticas públicas foi o cadastramento de projetos de infraestrutura turística no Ministério do Turismo, o que diz respeito, ao Programa de Regionalização e de Infraestrutura local, enfatiza Isis Mourão.
Ela acrescentou ainda que o número de leitos de hospedagem também pode ter contribuído para a pontuação. Em Marabá são 2.500 leitos de hospedagem, distribuídos por 42 hotéis. Além disso, existem mais de 1.500 apartamentos disponíveis na cidade, enumera a coordenadora.
A infraestrutura de transporte, empregabilidade no setor de turismo, infraestrutura turística (orla, centro de convenções, praias, shopping etc.), contribui com a somatória.
“ A categoria B é muito positiva para nós, porque nós somos uma cidade de 200 mil habitantes e a gente prospecta o turismo de negócios, avançando com mais de 100 mil visitantes. Para a gente alcançar a categoria A teríamos que ser capital, trazer muitos turistas pra Marabá, aí teria que ser uma perspectiva que a gente precisa alcançar como meta, focada pra estratégias, dentro do plano do estado” ressalta ela.
De acordo com o novo mapa, 25 municípios paraenses estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Altamira, Belém, Bragança, Marabá e Santarém. Os demais 104 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.
ASCOM/Marabá – Com informações do Portal do Ministério do Turismo