SEGURANÇA: COLETIVA LANÇA A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM MARABÁ
O comportamento dos condutores de veículos no trânsito é o foco da Semana Nacional de Trânsito de 2017. Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá em parceria com os demais órgãos de segurança vem intensificando as ações de conscientização e educação no trânsito, no período de 18 a 22 de setembro.
A abertura oficial da campanha aconteceu durante uma coletiva a imprensa, na manhã desta terça-feira, 19, no auditório da prefeitura onde estiveram presentes, além do DMTU e da Secretaria de Segurança Institucional-SMSI, os representantes da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU.
De acordo com Jocenilson Silva, diretor do DMTU, o objetivo principal é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano. “ É essencial saber agir corretamente frente as diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas, explica o diretor.
O Secretário Adjunto da SMSI, Wender Moraes, ressalta a importância de o cidadão incorporar ao tema da campanha. “Que os usuários possam usar como padrão a temática da campanha, nós temos que fazer a escolha certa para fazer a diferença e ter mais segurança no trânsito de nossa cidade”, enfatizou o secretário.
Já o Inspetor Franklin Jorge dos Santos, da PRF, observou que o uso do celular tem sido um dos grandes causadores de acidentes no trânsito, até mesmo entre os pedestres. “A gente vai focar muito nesta questão do uso do celular, questão da velocidade, do beber e não dirigir. Então a gente vem pra apoiar toda as ações da Segurança Pública para gente tentar sensibilizar a população e condutores de veículos pra diminuição desses índices de acidentes”, alerta o inspetor.
A Policia Militar promete continuar atuando tanto no apoio das campanhas educativas, quanto nas fiscalizações. Segundo o comandante do 4º Batalhão de Policia Militar, Tenente Coronel Franklin Roosevelt, as parcerias entre os órgãos pontuam positivamente, já que também servem para diminuir a criminalidade. Ele lembra que muitos crimes são cometidos com o uso de veículos.
“Notamos que a partir do momento que nós intensificamos a parceria com os órgãos de Segurança Pública, neste momento com órgãos de trânsito, no que diz respeito a fiscalização, sentimos uma grande diminuição no número de acidentes…e também fiscalizando o trânsito automaticamente estamos fazendo o nosso policiamento ostensivo e com isso estaremos reduzindo o número de infrações penais na região”, destaca o comandante.
Para o SAMU, a prevenção ainda é a melhor maneira de preservar a vida, por isso, apoia a campanha. “A gente entende que a parte de sensibilização, conscientização do cidadão é a parte mais importante a ser feita, por isso a gente faz questão de participar sempre, o trabalho da instituição SAMU é salvar vidas, a campanha vai contribuir bastante para o nosso trabalho, afirmou Walternice dos Santos Vieira, coordenador do SAMU na região.
O coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Matias, diz que a expectativa é de que até o fim da campanha condutores, passageiros e pedestres, bem como a população em geral, tenham refletido sobre a postura no trânsito. “O tema nos permite trabalhar com todos e é uma oportunidade para nós refletirmos no trânsito. Todos nós temos sonhos e nenhum de nós merecemos terminar entre ferros retorcidos, então que essa semana sirva para reflexão”, finaliza Rogério.
Programação:
19 a 22 – Palestras educativas de trânsito em escolas, igrejas, empresas e órgãos públicos;
Servidores do DMTU participam da Campanha de doação de sangue,
De 20 a 25 – Blitz educativa em pontos estratégicos de todos os núcleos urbanos;
Dia 25 às 9h – Na Escola Rio Tocantins (CAIC) – Audiência Pública alusiva à Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada em parceria com DMTU e vereadores mirins, com apoio da Câmara Municipal de Marabá.
Ainda no dia 25, às 16h – Mesa Redonda com representantes da OAB e órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, voltada a profissionais condutores de veículos de transporte público de passageiros. Nessa ocasião, também serão entregues certificados dos cursos de atualização acima mencionados.