SAÚDE: MUTIRÃO DE COMBATE A LEISHMANIOSE E RAIVA CANINA NO SÃO FELIX
Nesta sexta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma série de ações do programa “Mais Saúde Marabá”, no bairro São Felix Pioneiro, com concentração na Unidade Básica Maria Bico Doce. O foco principal é o combate à leishmaniose, raiva e outras doenças transmitidas por vetores, bem como fazer mutirão de limpeza.
Logo cedo, circulou por algumas vias o carro fumacê, borrifando inseticida. Trabalho que será dado sequência a partir das 18 horas. Depois das 8h da manhã, cerca de 12 equipes de agentes de endemias e universitários da Unifesspa percorreram as ruas do bairro, distribuindo informativo e verificando quintais à procura de focos de mosquito, também orientando para levarem os animais (cães e gatos) para vacinação e colocar o lixo à disposição dos coletores.
A dona de casa Maria das Graças Nascimento, moradora da Rua 1º de Março, estava com a casa em dia. Ela não tem cachorro e nem gato, porém cria galinhas no quintal, por isso foi orientada a manter cuidado redobrado, considerando o mosquito palha se reproduz nas fezes dessas aves.
Na casa da cabeleireira Sônia Oliveira Doval, também bem cuidada, até porque os três membros da família contraíram zika. Ela disse possuir três gatos, por isso foi orientada a leva-los para vacinação.
Na pracinha do lugarejo, concentrou-se a equipe de vacinação antirrábica, que além do imunobiológico, também colocavam repelentes no lombo dos animais. Por volta das 10 horas, mais de 30 cães e quatro gatos já estavam vacinados.
Enquanto isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com auxílio de maquinário (caçambas e retroescavadeira), providenciava a coleta de lixo e entulhos deixados pela população à frente das residências.