PREVENÇÃO: PREFEITURA COMEÇA LIMPEZA E DESOCUPAÇÃO DE GROTAS PARA EVITAR ALAGAMENTOS NO INVERNO
A Prefeitura de Marabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) deu início à limpeza de grotas e bueiros pela cidade, objetivando a desobstrução da passagem de águas pluviais nos próximos meses e com isso evitar possíveis alagamentos, muito comuns nas grotas Criminosa e do Aeroporto.
Na folha 29, por onde passa a Grota Criminosa o serviço é um pouco mais complicado. Lá a prefeitura está tendo de fazer o deslocamento de 7 famílias que vivem em barracos construídos em cima da grota, para só assim iniciar a limpeza. Até a tarde desta segunda-feira, dois barracos já haviam sido derrubados e as famílias remanejadas. Todas elas estão recebendo assistência da prefeitura por meio do aluguel social, até a finalização das casas populares em São Félix.
Michele Andrade, morava há 7 anos no local e entendeu que a mudança seria a melhor saída. Ela conhece os riscos da grota durante o período do inverno. “Não dar para viver numa área de risco o tempo todo. É muito ruim viver aqui por causa da enchente, da última vez mesmo, a água entrou pela janela. A gente vive porque não tem para onde ir. Ainda tem as doenças, bactérias, criança já morreu por causa da grota. Como a gente tem para onde ir agora, está todo mundo tranquilo”, ressaltou a dona de casa.
Mauricio também estava de mudança com a mulher e os dois filhos. Apesar do apego pelo local de moradia, ele gostou das alternativas oferecidas pela prefeitura e não pensou duas vezes antes de sair com a família. “ Eles disseram que vão pagar seis meses de aluguel, até as casas populares ficarem prontas e se não ficar neste período eles vão renovar o contrato até que a gente consiga, então vamos esperar né. A limpeza da grota é importante”, afirmou o braçal.
A expectativa da Postura é que a área esteja desocupada até o fim desta semana, para que o trabalho de limpeza seja iniciado na Grota Criminosa. Enquanto isso, na Grota do Aeroporto, no núcleo Cidade Nova, a limpeza está bem adiantada. Já foi retirado lixo e muita areia do canal.
Há dezoito anos, Marinalva Barbosa convive com a Grota do Aeroporto. Ela mora em frente a galeria e fica satisfeita quando o canal é limpo. “A prefeitura limpa, mas o mato aumenta e as pessoas não se conscientizam, jogam muito lixo, e aí o lixo desce e entope, não tem como, porque os bueiros são estreitos para a capacidade da água e do lixo que vem. Gostaria que a prefeitura terminasse a obra da plaquinha que está lá na frente”, enfatizou a moradora.
Segundo Múcio Eder Andalércio, secretário municipal de Serviços Urbanos, mesmo iniciando agora essa limpeza, provavelmente a Prefeitura não dará conta de manter tudo, porque a população continua jogando lixo onde não deve.
“Ora se o bueiro está entupido na sua rua, a culpa de quem joga lixo na via pública”, observa, lembrando que a Prefeitura está fazendo sua parte, limpando as áreas vulneráveis bem antes do período de chuva, geralmente a partir de novembro de cada ano.