MEIO AMBIENTE: OPERAÇÃO CONTRA SOM AUTOMOTIVO SE INTENSIFICA NOS 4 NÚCLEOS DA CIDADE
Desde meados de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) retomou a fiscalização sonora pelas ruas de Marabá, especialmente chegando denúncias anônimas de bares e veículos automotores que utilizam sonorização acima do permitido em lei.
Segundo Valber Araújo, secretário de Meio Ambiente, a fiscalização da poluição sonora, em consequência do pouco contingente para essa finalidade, acontece somente em dois dias da semana, alternando entre a sexta-feira e domingo.
No último fim de semana trabalharam duas equipes: um grupo trabalhou das 20h de sexta-feira às 2h da manhã de sábado, com atendimentos nos bairros Liberdade, Independência e Nova Marabá, quando fez cerca de seis abordagens.
Numa dessas investidas aconteceu o fechamento de um bar por falta de licenciamento ambiental e porque usava equipamento sonoro acima do permitido.De sábado (30 de setembro) para domingo (1º de outubro), uma segunda equipe trabalhou no bairro São Felix, Residencial Tiradentes; Nova Marabá e Marabá Pioneira. Dentre as abordagens dessa equipe está um termo de notificação de um estabelecimento, exigindo que setor cessasse as atividades e procurasse a Semma para regularização e retorno do funcionamento.
Agora, além do 3323-0571, a SEMMA poderá ser acionada também pelo telefone celular e pelo aplicativo WatsApp.
Por meio do 98106-7058, da operadora TIM, a população poderá apresentar as denúncias aos atendentes noturnos. Já pelo 99233-0523, da operadora VIVO, o cidadão faz a denúncia diretamente à equipe de fiscalização do plantão noturno.