Desde do fim do último período de chuva (inverno amazônico) em abril, a prefeitura vem trabalhando com equipes para reconstruir sistemas de drenagem de pontos históricos de alagamentos na cidade. Este trabalho incluí também limpeza e desobstrução de canais pluviais e até retirada de construções particulares feitas nestes locais que impediam o escoamento da água, além de conclusão de uma sistema de macro drenagem, conhecido como “Grota Criminosa”, uma dos maiores canais e mais problemáticos. As chuvas do dia de hoje atingiram, conforme informações do chegaram a 50 mm/h, fato que não foi registrado durante todo o inverno do ano passado. Mesmo com todo o trabalho preventivo ainda assim , foram detectados apenas 3 pontos de alagamentos maiores que precisaram de intervenção e estão sendo trabalhados neste momento: Canal da Folha 29 na Nova marabá, Canal do aeroporto e algumas ruas do núcleo cidade Nova.
A prefeitura colocou em operação desde as primeiras horas de hoje, uma central para atendimento ao cidadão e algumas patrulhas mecanizadas foram mobilizadas para o atendimento emergencial e desobstrução de canais, além disso, equipes da Defesa Civil já estão fazendo o levantamento destas zonas mais fragilizadas. Até o momento não há desabrigados. Ainda assim todas equipes estão de prontidão.
Só lembrando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e secretaria de Obras ( SEVOP) solicitam à população ligar para os fones (94) 99263-1919/98159-5050 ou para 33218990 (Defesa Civil) para socorro a essas emergências.