PROCON MUNICIPAL JÁ ATENDEU A MAIS DE MIL RECLAMAÇÕES ESTE ANO
Desde fevereiro deste ano, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atendeu a 1.185 reclamações em Marabá. Diante da contumaz violação de direitos do consumidor que contrata algum serviço ou adquire algum produto, o Procon vem atuando no sentido de buscar acordos entre o comércio e sua clientela.
Segundo a gerente do órgão, Maria Zélia de Souza, desse total reclamações, cerca de 53,75% tem a Celpa como reclamada. 40% dessas ações resultam em acordo. No entanto, os 60% restantes, são orientados a provocar o judiciário para buscar uma solução. Além da Celpa, com 637 reclamações, em ordem decrescente, no ranking das 10 empresas mais reclamadas, estão: Telefônica Brasil (Vivo), 72 queixas; Telemar S/A (Oi), 27; Claro, 21; Caixa Econômica, 19; Sky Brasil, 18; Mateus Supermercados, 17; Tim Celular, 14; Bradesco, 13; e Banco Múltiplo, 10.
Também é função do Procon o atendimento diário de denúncias via telefone, pelo número 3322-5651, deslocando equipes até o estabelecimento comercial para negociar solucionar qualquer conflito, na hora. E ainda, realizar fiscalizações in loco, mediante denúncia do consumidor, Ministério Público (MP) e de ofício do próprio Procon. Nesse meio tempo, 15 ações desse tipo foram executadas, inclusive na zona rural. Em três delas, houve parceria com o Procon Estadual, Vigilância Sanitária, MP e Adepará.
Por volta das 11h de hoje (21), aproximadamente 10 pessoas eram atendidas no Procon, nove delas em consequência da empresa concessionária de energia. Era o caso de Antônio Elton Duarte, ambulante, que foi ao Procon reclamar que sua conta de luz. “Eu pagava cerca de R$110 de energia e, em 15 dias, aumentou pra mais de R$270”, afirma o consumidor.