CIDADANIA: PROPAZ INICIA PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADE NO CENTRO DE CONVENÇÕES
Na manhã de hoje, 15, o Governo do Estado, por intermédio do Pro Paz Cidadania, começou as atividades no Centro de Convenções de Marabá, referentes à emissão de identidade (RG), CPF, ID-Jovem e atendimento jurídico. Mais de 600 procedimentos devem ser realizados nesta sexta-feira. O mesmo processo será repetido amanhã, 16 de dezembro.
Para o serviço de emissão RG foram distribuídas 200 senhas; quantitativo semelhante poderá ser alcançado pela equipe de emissão de CPF e ID-Jovem, que a semelhança da Carteira do Idoso, permite que o jovem de 15 a 29 anos tenha meia entrada em shows, cinemas, teatros, dispensa de taxa de concursos públicos, inclusive o Enem, maia passagem ou gratuidade de passagens interestaduais.
Para requerer o ID-Jovem, o pretendente deve obrigatoriamente estar no CadÚnico, ou seja, ter um NIS – Número de Identificação Social.
O setor de CPF e ID-Jovem não distribui senhas, o atendimento era de acordo com a ordem de chegada, obedecendo as prioridades. Quanto à parte jurídica, também com possibilidade de até 200 procedimentos, foram distribuídas 80 senhas logo cedo, sendo que as prioridades não careciam desse instrumento de acesso ao serviço, era chegar e ser atendido. Segundo a coordenação daquele serviço, são 80 senhas iniciais porque muitas pessoas requerem mais de um procedimento.
Os serviços oferecidos pelo Jurídico são: segunda via de certidão de nascimento/casamento, do Cartório de Marabá ou de outras cidades; retificações de erros – prova documental; reconhecimento de paternidade (pai e mãe presentes); registro de nascimento tardio, ou seja, de maior idade; e orientações jurídicas.
Atendidos – A estudante Natacha Gomes foi ao Centro de Convenções tirar uma segunda via do RG. Chegou por volta das 6h e às 9:40 já havia feito todo o procedimento de identificação. Aline Rodrigues Silva disse também que seu atendimento foi relativamente fácil e rápido.
Portador de necessidades especiais, Altamiro Ferreira não teve dificuldade até o setor de papiloscopia. Segundo a mãe dele, que o acompanhava, o processo estava bem célere.
Thiago Lira Jaime, montador de andaimes, foi a primeira pessoa a receber o RG, entregue por Adenauer Gós, secretário de Estado de Turismo. Ele disse que havia agendado tirar a segunda via do RG para o mês de outubro, aproveitou a oportunidade e já está com o novo documento nas mãos.
O lavrador Deusdete da Conceição Nascimento também recebeu o RG na primeira leva, por volta das 10h15.
No jurídico, a maioria das pessoas estava solicitando segunda via de certidão de nascimento ou casamento. Exemplo de Raquel Souza, que também não teve dificuldade para requerer o novo documento; mesma situação de Kátia Cunha da Silva, prioridade, que chegou por volta das 7h e antes das 10h já estava em atendimento.