JANEIRO ROXO: AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO A HANSENIASE SERÃO INTENSIFICADAS NO MÊS DE JANEIRO
Em 2017, Marabá registrou em 2017 aconteceram 133 curas; e existem hoje 134 pessoas em tratamento.
Hoje, 17, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Cavalcante, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu iniciou ao chamado “Janeiro Roxo”, que visa a intensificação do combate à hanseníase em Marabá, especialmente no que tange à busca ativa, diagnóstico e tratamento.
Segundo Diane Freitas, coordenadora de Doenças Crônicas na SMS, o Janeiro Roxo é em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hanseníase, celebrado em 30 deste mês. A campanha visa orientar a comunidade marabaense no sentido de havendo alguém com os sintomas seja levado para fazer diagnóstico e, se comprovado, inicie logo o tratamento.
Diane observa que a UBS Pedro Cavalcante foi escolhida para a abertura da campanha em vista de ser a unidade com maior número de pessoas em tratamento. No entanto, as ações inerentes à hanseníase acontecem nos demais postos de saúde da cidade e zona rural, com ênfase no dia 30, considerada o Dia “D” da campanha.
Além das UBS, a campanha estender-se-á por outros pontos da cidade, a exemplo do Residencial Tiradentes, em Morada Nova; uma tribo indígena e o Crama – Centro de Recuperação Mariano Antunes. A metodologia em todos os lugares consiste de palestra e avaliação dermoneurológica.
Ainda de acordo com a coordenadora de Doenças Crônicas, quanto mais cedo descobrir e iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura.
Camila Lopes, diretora da Atenção Básica na SMS, informa que essa é a primeira vez que a campanha acontece nesse formato em Marabá. Ela pediu as pessoas presentes que levassem as informações para suas comunidades, visando a orientação a possíveis portadores de sintomas da hanseníase, que devem ser incentivados ao diagnóstico e tratamento.