FEBRE AMARELA: SE VAI VIAJAR PARA REGIÕES SUL E SUDESTE, VACINE-SE
“Não há motivo para uma campanha de vacinação, Marabá não tem casos de febre amarela há muitos anos”, garante a Secretaria de Saúde.
As ocorrências de febre amarela no eixo Minas, São Paulo e Rio de Janeiro não afetam Marabá. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, setor de Imunologia, aqui, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças, a partir dos nove meses de idade, em dose única para toda a vida. No entanto, se alguém pretende viajar para áreas de risco no Brasil ou mesmo para fora do País e não tem como comprovar que foi vacinado, deve procurar uma unidade básica e vacinar-se.
Viagens nacionais: Recomenda-se a vacina contra febre amarela para toda a população a partir dos nove meses de idade, que se desloca da área sem recomendação de vacina para áreas com recomendação de vacinas.
Como os anticorpos protetores contra o vírus são produzidos entre o sétimo e décimo dia após a aplicação da vacina, as pessoas devem se vacinar no mínimo 10 dias antes de viajar. Uma dose confere proteção por toda vida.
Viagens internacionais: Alguns países podem exigir comprovante de vacina contra febre amarela. Esta comprovação é feita por meio do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, emitido no Brasil por órgãos públicos e privados cadastrados na Anvisa. O documento tem validade para a vida inteira.