SECULT ENTREGA CARTEIRINHAS DE GRATUIDADE ESPORTIVA/CULTURAL PARA 14 PESSOAS
Na manhã de hoje (22) na Biblioteca Orlando Lobo, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), entregou o primeiro lote de carteirinhas de gratuidade esportiva/cultural para 14 pessoas, com objetivo de credenciar a entrada gratuita em eventos culturais e esportivos em todo o Estado do Pará.
Tem direito à carteirinha da gratuidade esportiva/cultural a pessoa idosa a partir dos 60 anos, aposentados, sem limite de idade e portadores de deficiência.
Segundo o assessor da Secult, Genival Crescêncio, alguns eventos oferecem a gratuidade com antecedência, limitando a quantidade de entradas gratuitas; outros, basta apresentar a carteirinha que já permite o acesso. Existem ainda aqueles que só o RG, no caso do idoso, é suficiente.
Essa carteira é uma parceria entre a Secult de Marabá e Secretaria de Estado de Cultura. Trata-se do segundo convênio da espécie e que, no interior do Estado, somente Marabá está viabilizando esse documento.
Para solicitar a carteira da gratuidade esportivo-cultural o interessado deve procurar a Secult, na Biblioteca Orlando Lobo (Marabá Pioneira), portando RG original e cópia, comprovante de endereço e foto 3×4, em sendo idoso; a pessoa aposentada, que ainda não tem 60 anos de idade, deve apresentar também o comprovante da concessão da aposentadoria; e o deficiente terá ainda de apresentar laudo médico comprovando sua deficiência.
Chistian Britva, deficiente, disse que, dependendo da disponibilidade de tempo, agora vai poder participar de todos os eventos culturais e esportivos. “Em tudo o que der pra ir eu vou”.
Sebastiana Raiol Carvalho, aposentada, afirma que gosta de eventos culturais e vai utilizar sua carteirinha principalmente no Centro de Convenções, onde já estão previstos dezenas de acontecimentos culturais para este ano.
A carteirinha da gratuidade esportivo-cultural aconteceu a pedido do Ministério Público do Pará, por meio da 13ª Promotoria de Justiça do Idoso e do Deficiente, que interveio junto à Secult para trazer esse benefício para Marabá.