DIA DA MULHER: CAMINHADA MARCA O DIA DE REFORÇAR O VALOR E A LUTA DAS MULHERES
A concentração da macha das mulheres ocorreu na Praça da Liberdade, e logo em seguida dezenas de mulheres percorreram pelas ruas do Núcleo Cidade Nova, na manhã desta quinta-feira, 8 de março. Segurando faixas, cartazes, cantando e expressando seus desejos em alto em bom som, elas reivindicaram melhorias e a efetivação de políticas públicas.
A marcha passou pelos Bairros Liberdade, Independência, Bela Vista e Jardim União, até chegar à Praça São Francisco, onde foi servido um almoço a todas as mulheres.
A presidente da coordenadoria da mulher e presidente do conselho municipal da mulher, Júlia Rosa Veloso, ressaltou a importância da marcha neste dia marcante. “Quem está aqui, está lutando e manifestando seu desejo de ter uma sociedade melhor. Parabéns para as mulheres que vieram para a rua para dizer tudo que a gente precisa. Que nós não queremos mais ser desrespeitadas, queremos viver uma cultura de paz, queremos saúde e queremos respeito”, pontuou.
Também participou da marcha, a Secretária Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), NadjaLúcia Oliveira, que junto à Prefeitura de Marabá, prestou todo apoio necessário para a realização da programação.
“Essa foi uma conquista do Conselho da mulher, da diretoria da mulher e dos movimentos sociais. O Gestor municipal se mobilizou por causa dessa união dos movimentos das mulheres e apoiou esta campanha”, disse NadjaLúcia ressaltando que a Seaspac tem se esforçado para contribuir com o fortalecimento da garantia de direitos das mulheres, com destaque ao atendimento em rede (saúde, educação e políticas públicas).
A marcha abriu a programação alusiva ao dia da mulher e logo a noite, será realizada uma exposição na Galeria Vitoria Barros, no Novo Horizonte, denominada “Mulheril”. A programação das mulheres é extensa e segue até o final de março.