SEMMA: OPERAÇÃO HYPNOS FISCALIZA E APREENDE VEÍCULOS NOS NÚCLEOS CIDADE NOVA E MARABÁ PIONEIRA
Entre os dias 6 e 9 deste mês, das 23 às 4 horas, foi realizada a OPERAÇÃO HYPNOS – Ação realizada com o intuito de fiscalizar todos os empreendimentos irregulares- tais como bares e casas noturnas, de modo a combater além de infrações ambientais, qualquer atividade lesiva a sociedade civil. A operação fora liderada pela Polícia Militar (PM/PA), contando com a colaboração da Polícia Civil (PC/PA), Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (GPA/GMM), Conselho Tutelar, além do apoio desta Secretaria (SEMMA).
A ação conjunta resultou em contingente expressivo de locais fiscalizados: Ao todo foram 8 bares e casas noturnas de shows, contendo irregularidades, além de 15 notificações e 5 advertências, dispondo com o aporte de 30 agentes, sendo oito da SEMMA em quatro viaturas durante os três dias de policiamento e controle da área urbana do município.
O ponto mais crítico da intervenção fora o núcleo Cidade Nova, mais especificamente os bairros Liberdade e Laranjeiras e Avenida Antônio Maia, bairro Velha Marabá. Nesses locais ocorreu a advertência de dois bares na Avenida Antônio Vilhena por não possuírem alvará de funcionamento e na Avenida Boa Esperança, devido a poluição sonora, onde os proprietários foram advertidos a retirarem a aparelhagem de som da via pública, logo a esquipe fora prontamente atendida. A equipe atendera denúncia de poluição sonora no Abrigo da Obra Kolping, localizado na Avenida Manaus, onde os infratores foram proibidos a utilizarem som amplificado evitando assim a perturbação do sossego público. Na Velha Marabá a loja de conveniência na Avenida Antonio Maia fora interditada devido operar sem a devida licença ambiental.
Na Avenida Adelina, foi realizada a apreensão de um veículo Wolkswagen Gol 1.0 azul, emitindo ruídos extremamente exacerbados (80 decibéis) através de aparelhagem instalada no mesmo, descumprindo a lei, causando poluição sonora. O automóvel foi conduzido a SEMMA pelo guincho do DMTU, uma vez que o condutor dificultou a ação fiscalizadora e não quis se apresentar no momento. Foi confiscado também duas motocicletas (Yamaha XTZ125XE branca e HONDA GG TITAN 150 ES vermelha) que causavam poluição sonora através dos equipamentos de descarga adulterado na BR 222 e Folha 11, onde foram também conduzidas a Secretaria de Meio Ambiente. Os proprietários dos veículos foram notificados e serão enquadrados nas sanções punitivas cabíveis.
Ao todo a ação de fiscalização atendera a todos os 28 endereços denunciados. Os procedimentos cumpriram seus determinados objetivos de se opor a infrações ambientais e civis no âmbito do município.