SAÚDE: SMS INICIA CAMPANHA DE HANSENÍASE E GEOHELMINTÍASE NAS ESCOLAS
Na manhã de hoje (19) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Escola Maria Clara Machado, localizada no bairro Laranjeiras, deu início à Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase em Marabá, com objetivo de reduzir a carga parasitária de geohelmintos (verminoses) e identificar casos precoces de hanseníase, encaminhando-os às unidades de saúde para confirmação de diagnóstico e tratamento imediato.
A campanha acontece em 150 escolas do ensino fundamental (zonas rural e urbana), no período de 19 de abril a 15 de junho deste ano, na população escolar de cinco a 14 anos de idade, matriculada na rede pública de Ensino Fundamental.
Segundo Arithana de Barros Silva, coordenadora da Campanha de Geohelmintíase e Hanseníase, será procedida investigação de sinais e sintomas da hanseníase em no mínimo 75% dos escolares; tratar o mínimo de 85% dos escolares com geohelmintíase.
Na manhã desta quinta-feira, na Escola Clara Machado, foram examinadas cerca de 50 crianças; à tarde a programação continua com novos exames e doação de medicamento (albendazol) para as crianças com sintomas de verminoses.
O secretário municipal de Saúde Marcones Santos, representantes da Secretaria de Educação (Semed) e servidores da própria escola prestigiaram o evento.