SAÚDE: 80 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM QUALIFICAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS
A nova política de atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde), a legislação dos profissionais, comportamento ético e aprimoramento das técnicas de trabalho estão no conteúdo do curso organizado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS) direcionado aos agentes comunitários de saúde (ACS) que acontece durante toda essa semana (23 a 27/04) no auditório do Hospital Materno Infantil em Marabá.
A agente comunitária de saúde Lia Mansur diz que está com boa expectativa para aprender mais sobre o dia-a-dia do trabalho no município, o atendimento à população e saber mais sobre a legislação dos profissionais e a política de atenção básica do SUS. No total, 80 agentes comunitários de saúde participam do treinamento divididos em dois turnos de quarenta ACS cada.
O curso de qualificação está sendo ministrado pela professora Rosa Carvalho docente da escola técnica do SUS. Para ela, o fundamento essencial do curso é ampliar o conhecimento dos ACS sobre a importância de suas ações, o que compete a cada um e sanar as dúvidas sobre a legislação atual além de discutir a evolução histórica das políticas públicas em saúde.
O curso é dividido em 5 módulos, cada módulo é uma semana por mês, o curso tem duração de 5 meses e tem uma carga horária de 400 horas. O ETSUS está vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. O curso de qualificação para os ACS é uma parceria com a Prefeitura de Marabá.