SAÚDE: CONSELHO REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Com o tema: “Participação social na educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, deveres e desafios”, o Conselho Municipal de Saúde está realizando a 8ֺª Conferência Municipal de Saúde no plenário da Câmara Municipal de vereadores em Marabá.
Na abertura, a presidente do Conselho enfermeira, Flávia Renata Varela, destacou a participação efetiva de todos os entes envolvidos na saúde e que a conferência serve para discutir os problemas e apontar os desafios para reduzir os problemas na saúde, segundo ela muito já avançou mas que ainda falta avançar muito mais.
O plenário da Câmara esteve lotado durante todo o dia, dezenas de servidores da saúde participaram do evento. Para o diretor do 11º Centro Regional de Saúde /SESPA, Geraldo Barroso, discutir políticas públicas voltadas a saúde é o principal motivo de uma conferência ser realizada. A vereadora Dra Cristina Mutran participou da conferencia representando o poder legislativo e destacou que a participação do cidadão na conferencia é o momento de ele levar as suas necessidades.
A primeira palestra foi do professor Dr. Roberson Geovani Casarin, psicólogo, segundo ele o SUS é do povo e para isso tudo que for discutido envolvendo o sistema deve ser pautado para o interesse da população.
Para o secretário Municipal de Sáude Dr. Marcones José dos Santos, a cooperação da população é fundamental para melhorar a saúde pública em Marabá e destacou que a participação dos conselheiros é papel fundamental neste processo pois é mais uma voz da população na reivindicação das melhorias.
Ao final da 8ª Conferência serão apresentadas as propostas aprovadas nas discussões, homologação da lista dos nomes dos delegados eleitos para a Conferência estadual e eleição das 20 entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde.