SEASPAC: CREAS REALIZA DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL
Visando reduzir ou extinguir o número casos de violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) promove através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), a Campanha 18 de Maio 2018, realizada em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A campanha do 18 de Maio do município de Marabá, traz uma programação extensa com o objetivo de incentivar a população a denunciar, além de promover a prevenção através da informação, para que novos casos não surjam.
No dia 27 foi realizada uma formação para a rede de atendimento sobre metodologias de palestras e no dia 03 iniciou o circuito de Palestras nas escolas da rede municipal, na Escola Rufina Nascimento (Velha Marabá).
Nesta terça-feira (08) a palestra será na Escola Albertina, Nova Marabá às 10h e 14 horas e na quarta-feira (09) será na Escola Fé em Deus, Morada Nova. Na quinta-feira (10) na Escola Maria das Graças, no Bela Vista às 10h e 16h.
No dia 15 a Ação Caminhoneira será no Hiper Posto localizado no Km 06, das 08 às 12h e no dia 18 terá o Seminário 18 de Maio, na Câmara Municipal (Plenarinho) das 13h às 18h.
18 DE MAIO
Em alusão ao 18 DE MAIO que é resultado de uma articulação entre sociedade civil e a Frente Parlamentar pela criança e Adolescente no Congresso Nacional, a partir do projeto de lei de autoria da deputada Rita Camata (PMDB/ES), sancionado no dia 17 de maio de 2000, instituindo o Dia “18 de maio” como dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes (Lei Federal 9.970/00).
Essa data foi escolhida em virtude de um crime que comoveu toda sociedade brasileira, conhecido como “caso Araceli”, onde essa menina de oito anos foi brutalmente assassinada, após ter sido estuprada por cinco jovens em Vitória no Espírito Santo.