SAÚDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO JÁ ATINGIU 62,96% DA META. A MAIS EFICIENTE DA REGIÃO.
O último levantamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a partir de dados regionais consolidados, mostra Marabá como o município que mais vacinou contra influenza (gripe) na região de Carajás, com percentual de 62,96% da população alvo, o que equivale a 29.088 doses aplicadas, de uma meta de 46.199 indivíduos.
De acordo com o relatório, Itupiranga vem em segundo lugar, com 57,49%; e, em terceiro lugar, Canaã dos Carajás, com 53,80%.
Segundo Fernanda Miranda, coordenadora da Imunização na Secretaria Municipal de Saúde, as estratégias utilizadas podem fazer a diferença. Dentre os recursos está a busca ativa nas escolas para vacinar alunos e professores; incentivar o máximo os funcionários da saúde a se vacinar; e incluir na campanha as associações de bairros e igrejas para vacinar os idosos que frequentam esses lugares.
A campanha vai até 1º de junho e devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
E ainda, pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina da gripe em 2018. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. No entanto, os cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ser vacinados, sem a necessidade de receita.