GESTÃO: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITO PRESTA CONTAS E ANUNCIA OBRAS EM TODA CIDADE
Com o plenário lotado por populares, líderes comunitários, religiosos e demais pessoas interessadas, foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara de vereadores, a audiência pública de prestação de contas do 1º quadriênio/2018 da administração pública municipal de Marabá, gestão Sebastião Miranda Filho.
A apresentação dos relatórios fiscais foi feita pelo secretário municipal de planejamento e controle Karam El Hajjar. No primeiro momento da fala do secretário ele lembrou que nos últimos 9 anos não houve nenhuma prestação de contas dos governos anteriores, no entanto, na atual gestão se fará cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) adotando um dos princípios básicos da administração pública que é a transparência na gestão financeira e fiscal.
De acordo com Karam, uma prestação de contas, além de apresentar as receitas e despesas realizadas, os limites constitucionais repassados e gastos como determina a lei em setores como educação, saúde e pessoal, é também adotar princípios de valorização e motivação da participação social e manter um relacionamento harmônico com todos os segmentos da sociedade e poderes constituídos.
Após a apresentação dos números relacionados à prestação de contas, em 18 slides, o prefeito de Marabá fez um breve, mas enfático discurso. Tião Miranda destacou que “é importante que a população participe e entenda melhor como funciona a vida financeira do município, é preciso cumprir metas, ter equilíbrio financeiro para obter convênios para que a prefeitura possa cumprir com sua responsabilidade”.
Ele lembrou o que se tornou uma marca em seus discursos, de que é preciso ter controle nos gastos. “Não se pode ter uma prefeitura onde as despesas superem as receitas, é preciso ter equilíbrio”. Fez questão de registrar também que hoje a prefeitura tem capacidade de investimento e anunciou um pacote de obras para este verão em Marabá no campo e na cidade que vai desde asfalto, reformas de escolas e unidades básicas de saúde, praças e outras obras que estavam paradas há mais de dois anos e agora serão reativadas.
Com o equilíbrio financeiro Tião Miranda também anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de todos os servidores já no vencimento de julho, como havia adotado em suas administrações anteriores.
Para a vereadora Irismar Melo, “este momento é um momento que fortalece a relação entre o poder público e a administração e mostra a respeito do executivo com o poder legislativo em atender a solicitação e se fazer cumprir a LRF”.
Pedro Corrêa, presidente da câmara, foi incisivo em afirmar que “o executivo está fazendo o seu papel assim quanto o legislativo que convocou esta audiência pública para ter conhecimento de onde está sendo investido o dinheiro público, e que nos últimos governos, apesar de várias convocatórias, não havia resposta positiva, desrespeitando inclusive a população do município”.
Na galeria de honra diversas lideranças comunitárias participaram da audiência. Kátia Rodrigues da associação de moradores da Nova Marabá lembrou que; “este é um momento de fazer cobranças e levar benefícios para os bairros”, de acordo com ela muito tem-se feito, mas é preciso mais, principalmente em áreas com maior vulnerabilidade. O mesmo direcionamento foi dado pelo líder comunitário Gessí Martins da folha 06 que foi pedir mais atenção para o bairro em que mora.
Tião Miranda informou, em resposta ao posicionamento das lideranças comunitárias, que; “todos os bairros serão contemplados durante a realização de obras, pois vários problemas foram levantados em todas as áreas da cidade e que serão atendidos conforme o andamento dos serviços”.
O líder do governo na câmara, vereador Thiago Koch, fez questão de registrar que; “essa transparência do governo Tião Miranda é uma resposta à confiança da população no atual governo e que esta prestação de contas será uma prática comum num governo que tem responsabilidade com os recursos públicos, “não é por acaso que o governo Tião Miranda está com mais de 80% de aceitação popular e confiança em recente pesquisa realizada no município”, finalizou.