TRÂNSITO: BLITZ EDUCATIVA ENCERRA O MOVIMENTO MAIO AMARELO.
Uma blitz na entrada da Marabá Pioneira marcou o encerramento do movimento Maio Amarelo que durante todo o mês realizou diversas ações como forma de prevenir acidentes de trânsito no município. O movimento reuniu todos os órgãos de trânsito local, estadual e federal, como o Detran e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação de encerramento do movimento contou também com participação de agentes da Guarda Municipal, Policia Militar, Exército, Semma, SAMU e Departamento Municipal de Trânsito Urbano. Segundo Jocenilson Silva Diretor do DMTU o movimento atendeu ao objetivo proposto pois as ações eram para chegar até o conhecimento da população e isso foi feito.
De acordo com Jair Guimarães secretário municipal de segurança institucional o movimento foi satisfatório, porém as pessoas devem ficar atentas à legislação para que possamos reduzir o número de acidentes, e com isso termos menores índices de vítimas. Segundo ele as mortes no trânsito são maiores que as vitimas de guerras, por isso a necessidade da consciência das pessoas quando estiverem nas estradas.
O Inspetor Franklin da Policia Rodoviária Federal fez uma análise positiva das ações em parceria com o DMTU e Detran. De acordo com ele qualquer iniciativa de levar ao condutor informações e orientações para ter um trânsito melhor e mais seguro na cidade é sempre muito bem vinda e que o órgão sempre estará a disposição para novas parcerias em prol da redução de acidentes nas vias.
Maio Amarelo, o que é?
Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Por que Maio?
A escolha do mês de maio foi movimentada pela proposta da ONU quando decretou a década de Ações para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio em todo mundo.
Por que o laço amarelo? (símbolo do movimento)
A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência do trânsito. a escolha do laço amarelo tem como intenção colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.