OBRAS: PREFEITURA JÁ CONSTRUIU MAIS DE 4.400 METROS DE CALÇADAS PARA MELHORAR A ACESSIBILIDADE.
O que era norma tornou-se lei. Agora, ao pavimentar ruas as prefeituras tem que dotá-las de passeio público. Nesse contexto, como a maioria das calçadas em Marabá, feitas pelos próprios moradores, não tem uma padronização, a Prefeitura, por intermédio da Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas – construiu, só este ano, cerca de 4.400 metros quadrados de passeio público, visando a melhoria da acessibilidade da população em geral.
De acordo com a Sevop, a NBR 9050, que estabelece o direito à acessibilidade, agora é lei. Para cumpri-la, a administração municipal constrói novas calçadas de pedestres por toda a cidade. Dentre os espaços contemplados estão: Avenida Hileia, no entorno da UEPA;
E ainda, Rua de acesso ao Aeroporto; VE-2, na Folha 29, em direção ao trevo do Armazém Triunfo; Rua Caiapó, núcleo Cidade Nova; em frente à Fundação Casa da Cultura/Ministério do Trabalho. Avenida Paraíso; Avenida Sororó; Morada Nova, travessia para a Escola Fé em Deus, dentre outros pontos.
É importante destacar que, além do que foi construído, mais de 5000m² de passeios públicos já estão contratos. Lembrando também que as novas vias a ser pavimentadas, a exemplo do que vem aconteceu no entorno das ruas da Grota Criminosa, nas Folhas 23 e 26 já vem de origem contempladas com calçadas de pedestres.