SAÚDE: REDE MUNICIPAL DISPÕE OITO LABORATÓRIOS PARA EXAMES ESPECIALIZADOS
A Rede Municipal de Saúde em Marabá está a cada dia mais organizada e atuante para atender a população. No quesito exames clínicos, atualmente a rede conta com cinco laboratórios em pleno funcionamento localizados nos quatro núcleos da cidade. Além disso, todas as Unidades de Saúde estão trabalhando de forma integrada, por meio do SISREG, um sistema de regulação que possibilita o agendamento de exames especializados, no próprio centro de saúde.
De acordo com Dármina Duarte, diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agora a rede também tem três laboratórios da rede privada credenciados para dar cobertura. Outro fato é que um processo de licitação está em andamento para atender exclusivamente a rede hospitalar.
No Núcleo Cidade Nova, o Laboratório Central “Mizulan Neves Pereira” voltou a atender normalmente, há 15 dias, depois de passar por um processo burocrático de licitação para compra de materiais e de credenciamento. Lá é possível realizar análises no setor de Bioquímica (colesterol, glicose, triglicerídeos e outros), Hematologia, Hormônio, Imunoquímica, Imunologia, Parasitologia e Urinálise.
No Hospital Municipal de Marabá (HMM), são realizados também exames de Laboratórios, inclusive de Leishmaniose e Microbiologia, dentre eles, o de Baciloscopia (escarro). A realização de exames é disponibilizada ainda nos laboratórios do Hospital Materno Infantil (HMI), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no posto de saúde Carlos Barretos, em Morada Nova.
“Estão sendo feitos praticamente todos os exames. Através desse processo de credenciamento nós conseguimos alargar os tipos de exames que a rede tinha. Todos os laboratórios estão cobertos. É claro que vai demorar alguns dias até colocar tudo em ordem, mas está fluindo, estamos tentando reduzir as filas de espera. Até o mês que vem a gente espera coloca tudo em ordem”, afirma Dármina Duarte.