OBRAS: RUA SUDOESTE RECEBE DRENAGEM E EM BREVE A PAVIMENTAÇÃO
O start de recuperação, drenagem e posteriormente serviço de pavimentação em asfalto e concreto já foi dado em 1.593,35 metros de extensão da Rua Sudoeste, no Bairro Bom Planalto. Antes, a Sudoeste possuía más condições de acesso, no período de inverno chegava a alagar trazendo prejuízos materiais e morais aos cidadãos. Moradores agora respiram mais aliviados com as obras de drenagem executadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas).
De acordo com o engenheiro civil, Frank Vilhena, da empresa GP Frota, ganhadora da licitação, trata-se de uma rua muito baixa. Atualmente o serviço feito na Rua Sudoeste é de drenagem pluvial (captação da água da chuva para escoar no Rio Itacaiúnas). Conforme o engenheiro civil, antigamente, naquele local, o escoamento da água era feito superficialmente, por isso alagava.
Ele exemplifica que o termo superficial se dá ao fato de antes não haver um estudo completo da bacia. “Por exemplo, em um local que necessitava de um tubo de um metro para passar a água, era colocado um de 60 cm, e por isso ocasionava o alagamento”, explica Vilhena. O serviço iniciou na região da feira coberta “Dionor Maranhão” do Bairro Laranjeiras. “Estamos fazendo também a desobstrução de vários locais da grota. canalizando a água no sentido da grota. Melhorando a parte da drenagem, porque havia drenagem subdimensionada”, reforça o engenheiro.
Nos locais mais baixos da Rua Sudoeste será realizada a pavimentação de concreto, e nos outros lugares pavimentação asfáltica. A obra está orçada em R$ 3.171.552,30, com previsão de término para outubro deste ano.
Moradores antes afetados, agora se sentem mais satisfeitos e pretendem colher o fruto da qualidade de vida melhorada. A dona de casa Maria Luzinete Cordeiro da Costa, mora há cerca de três anos na Rua Sudoeste. Ela já passou por enchentes que quase a expulsou do seu próprio lar. “O serviço da prefeitura com certeza vai melhorar a qualidade de vida da gente. Vi muitas pessoas nessa rua perderem seus móveis devido a enchente. Vai melhorar bastante coisa e eu estou feliz”, expressou a moradora.
O autônomo Helesson da Cruz Silva, mora há 2 anos e meio na Rua Sudoeste, segundo ele, a drenagem valoriza mais os imóveis da rua, e até mesmo a convivência com os vizinhos. “Quando chovia alagava certos pontos da rua, muitas poças de lama evitando carros passar, e até moradores de se locomover. Muitos vizinhos perderam tudo. Agora vai melhorar”, sintetizou.
Quem também está satisfeita com o serviço é a dona de casa Teresa Alves, há 15 anos reside na Sudoeste. “Apesar que minha casa nunca alagou, a água já chegou na porta, a frente era uma lagoa. Agora se Deus quiser ficará bom, não vai alagar mais. Eu esperava muito passar esse asfalto na minha frente, antes quando alagava era mau cheiro na casa devido a lama e muita muriçoca. Vai melhorar 100%”, explicitou Teresa Alves.