SEVOP: OBRAS DO PALACETE AUGUSTO DIAS ESTÃO EM FASE DE ACABAMENTO
A restauração do Palacete Augusto Dias, localizado na Marabá Pioneira, já está em fase de acabamento. O prédio que já foi sede da administração municipal e mais recentemente do Poder Legislativo, abrigará parte significativa do Museu Municipal, ora instalado na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
De acordo com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), a reforma está bem adiantada, com elevador em instalação, uma demão de tinta interna e externa, instalação de piso e quatro banheiros prontos, sendo dois no térreo e dois no segundo andar.
A restauração compreende, dentre outros quesitos, a reforma predial, no valor de R$ 1.249.951,61; e implantação de sistema de climatização, no valor estimado de R$ 363.385,36.
Construído na década de 1930, portanto, uma das edificações mais antigas da cidade, o Palacete Augusto Dias ficou desocupado desde dezembro de 2010. A partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Marabá/FCCM e Alpa – Aços Laminados do Pará –, foi possível à restauração da edificação.
Segundo a presidente da FCCM, Vanda Américo Gomes, serão transferidas para o Palacete Augusto Dias a coordenação do Museu Municipal, a Pinacoteca, parte do Arquivo Público e acervos de geologia (minerais da região) e de arqueologia (vestígios dos primeiros habitantes da região), dentre outros.