ASSISTÊNCIA SOCIAL: REFORMA DO CENTRO DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA JÁ ESTÃO EM FASE FINAL.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP), localizado na folha 29, Nova Marabá, está passando pelos últimos detalhes da reforma feita para adequação do espaço e recebimento dos usuários, conforme é estabelecido pela tipificação do atendimento assistencial. O POP conta com dois quartos mobiliados, banheiros adaptados, cozinha, sala e área.
O Centro com capacidade para abrigar dez usuários é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac), e funciona como um acolhimento provisório para pessoas em situação de risco. Lá além do assistente social, os abrigados recebem atendimento psicológico e serviço de apoio, como cozinha, limpeza e agente de portaria.
De acordo com a coordenadora, Celeste Faial, os usuários do serviço são famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos como violência física, sexual, psicológica, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros.
“É feita uma abordagem social, existe uma equipe na Seaspac, que faz esse levantamento, inclusive na rua. Eles identificam, analisam os casos e encaminham pra cá”, explicou Celeste.
Existem várias formas de acesso, ao POP, a mais comum, é por identificação e encaminhamento pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que analisa toda a situação de vulnerabilidade.
Os outros tipos de acesso são por serviços de proteção e vigilância social, por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos ou por demanda espontânea do indivíduo ou família.
Todos os casos de acolhimento pelo Centro POP têm uma base de acompanhamento técnico especializado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem como propósito potencializar a capacidade de proteção da família, além de favorecer a reparação da situação vivida.
As obras são de recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 21.963.92.