SAÚDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
No próximo dia 6 de agosto, segunda-feira, começa em todo país a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Em Marabá a meta é vacinar 19.833 crianças com idade entre 1 ano e menor de 5 anos. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
A enfermeira Fernanda Miranda, diretora do departamento de vigilância em saúde, explica que; “se a criança ainda não completou 1 ano de idade ou então está com 5 anos completos, essa criança não está dentro do público alvo da campanha, pode ser um dia, mas não se encaixa, é exigência do próprio ministério da saúde”.
Ela alerta para a importância da campanha e pede aos pais que levem as crianças, com o cartão vacinal, nas unidades básicas de saúde onde estarão acontecendo a vacinação, lembrando que o dia “D” da campanha será no dia 18 de agosto, neste dia, além das unidades de saúde outros pontos também estarão acontecendo a vacinação como escolas, praças e outros locais estratégicos.
A secretaria municipal de saúde fechou uma parceria com a secretaria de educação do município e vai estar levando a vacina a todos os NEIs, núcleo de educação infantil, onde os pais serão comunicados para levar a criança e documentação. Segundo a enfermeira Fernanda Miranda, é importante que os próprios pais acompanhem a criança para informar sobre o histórico de saúde dela.
A importância da vacinação na saúde das crianças é a proteção que elas adquirem quando são imunizadas da poliomielite e o sarampo, o vírus do sarampo se alastra rapidamente. De acordo com a enfermeira a única medida mais eficaz de prevenir poliomielite e sarampo é a vacinação, “a campanha da pólio e sarampo vem num momento de grande relevância, doenças imunipreveníveis vem voltando ao nosso país, o sarampo por exemplo que já estava considerado como erradicado, voltou e está tendo um surto da doença”, finaliza.
A secretaria de saúde informa que não vai haver vacinação de adultos no período da campanha de vacinação contra pólio e sarampo. O adulto que procurar a vacina tríplice viral, deverá ir até as unidades de saúde após o período da campanha. O objetivo da campanha é atender somente crianças na idade específica e que estão mais vulneráveis as doenças.
CAPANHA DE VACINAÇÃO
Período: 6 a 31 de agosto de 2018
Público alvo: crianças de 1 a menor de 5 anos
Meta: 19.833 crianças