SEGURANÇA: PROFESSORES E AGENTES DE TRÂNSITO PARTICIPAM DE CURSO NO DETRAN
Nesta segunda-feira (14), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano em Marabá (DMTU), deu início ao “Curso de agente multiplicador em educação para o trânsito”. As aulas estão sendo ministradas no posto do Detran, no Shopping Pátio Marabá e vai até a próxima sexta-feira (17). Além de agentes de trânsito, o curso conta também com a participação de professores e profissionais de saúde e de segurança.
De acordo com Ana Marta Nogueira, gerente da coordenação de Educação para o Trânsito, do Detran, a capacitação tem como objetivo formar agentes multiplicadores. Ela explica que aos participantes são fornecidos material didático para que o projeto seja colocado em prática em seus locais de origem, no caso dos professores, as escolas. “Nosso grande objetivo é reduzir o número de acidentes com mortalidade. Com vítimas que fiquem hospitalizadas. Salvar vidas no trânsito”, afirma a gerente.
Para Rogério Matias, coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, essa é uma boa oportunidade de aprendizagem a qual deve fortalecer ainda mais a tarefa da educação para condutores e pedestres no município. Os agentes de educação devem ministrar palestras nas escolas do município levando ao público estudantil orientações sobre a forma correta de se portar no trânsito e a importância do cumprimento das leis de trânsito.
“Temos um grupo aqui bem misto, bombeiros, professores da rede municipal e estadual de ensino, Guarda Municipal, Samu. São muitos parceiros que trabalham conosco e vai somar depois do curso com essa tarefa de orientar condutores e pedestres para a segurança no trânsito”, enfatiza Rogério.
Dentre os temas trabalhados no curso estão: ética e cidadania, comportamento no trânsito, noções de legislação, metodologia aplicada à educação de trânsito e práticas pedagógicas, somando uma carga de 20 horas.
A orientadora educacional Irlene Sampaio, reconhece a importância do agente multiplicador e já sabe como vai trabalhar o assunto na escola São Félix, localizada no núcleo São Félix.
“Vai ser muito interessante para divulgar e ajudar o professor a trazer esse tema (educação para o trânsito) dentro de sua disciplina de forma transversal. Então será de grande importância, principalmente para o nosso bairro, que é pequeno, de população grande e que as vezes falta esse profissional para fazer esse trabalho”, enfatiza a educadora.