SEVOP: PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO GROTA CRIMINOSA AVANÇA
A primeira etapa compreende as folhas 23 e 26. Já a segunda vai da VP-6 até próximo à BR-222, passando pelas folhas 20, 22, 27 , 28 e 29
Operários e máquinas não param no canteiro de obras de revitalização da grota criminosa e na implantação do sistema de esgotamento sanitário na Nova Marabá. De acordo com o engenheiro Jaime Pessoa, representante da empresa que executa a obra, o projeto consiste em duas etapas e está em andamento os serviços da etapa 1, localizado no trecho entre as folhas 23 e 26. A etapa 2, que é a etapa macro, vai da VP-6 até próximo a BR-222 e se estende por aproximadamente 3 quilômetros passando pelas folhas 27, 20, 22, 28 até a folha 29.
O engenheiro explica que a etapa 1 da obra se concentrou no trecho final da grota em razão da vazão da água, pois é preciso aumentar a capacidade de escoamento do canal. “Não tem condições de iniciar a etapa dois se não aumentar a estrutura de recepção da água do canal, ou seja, com o aumento da vazão da água podemos evitar inundações em outros trechos, como as folhas 27, 22, 29 entre outros pontos”.
Ainda de acordo com o engenheiro, no início dos serviços foi percebido que havia uma passagem de escoamento estreita, e era preciso ampliar esta parte do canal,. “Antes era de 2,60 metros hoje está com 3,40 e com uma folga de 1,50 metros, podendo chegar com uma vazão de até 5 metros”, justificou o engenheiro. A largura da calha também foi ampliada e hoje se encontra com 9,80 metros, com isso dá maior vazão a água da chuva e maior fluxo evitando alagamentos.
Todo o andamento da obra foi acompanhado de serviços sociais para as comunidades que receberam melhorias no bairro, como recuperação e asfalto de ruas, retiradas de moradias, tipo palafitas, e as famílias remanejadas para áreas mais seguras, iluminação, saneamento, entre outros serviços. De acordo com Jaime Pessoa, nos próximos dias estará sendo executada a colocação do guarda-corpo, na extensão da execução do projeto, os encaixes das calçadas, que foram em parte retiradas em razão da obra e construção das rampas de acesso.
SERVIÇO DE LIMPEZA
Esta semana homens da empresa Serviço de Saneamento Ambiental fazem a limpeza do canal. Duas equipes foram distribuídas ao longo da extensão, sendo que uma faz o trabalho manual de retirada de entulho e em outra as máquinas fazem a retirada da terra que se acumulou ao longo dos últimos dias. De acordo com Odilon Cerqueira, representante da empresa, foi aberto um canal em trecho ao final da grota até a ponte do quartel da 23ª Brigada de Infantaria de Selva que vai servir de escoamento da água. O objetivo é facilitar ainda mais a vazão da água que vinha se acumulando próximo a mata.
De acordo com Odilon, há um atraso nos serviços, pois havia até restos de construção no canal, como ferragens, que acabavam furando os pneus dos tratores interrompendo a continuidade dos trabalhos. Além de ferragens, estão sendo retirados da grota, pneus velhos, garrafas pet, pedaços de madeira e muitos sacos plásticos, “as pessoas tem que evitar de jogar tudo que for lixo no canal, isso acumula rápido e quando a chuva chega pode trazer problemas”.