OBRAS: OPERAÇÃO TAPA BURACO CHEGA A FOLHA 22
A operação tapa buraco chega até a folha 22 na Nova Marabá. Cerca de vinte homens trabalham na recuperação das ruas do bairro. Alguns trechos estavam praticamente sem condições de tráfego. Muitos buracos que comprometiam o trânsito de veículos foram tapados e a passagem de carros normalizado sendo colocada uma nova base de asfalto no trecho danificado.
Nilton Oliveira Amorim, chefe da equipe tapa buraco da secretaria de obras, registrou através de imagens fotográficas, as condições em que se encontravam as ruas localizadas entre as quadras 4, 5, 6 e 8 da referida folha, e de acordo com ele, muitos bloquetes, usados no primeiro serviço de asfaltamento da rua há mais de 15 anos, já estavam quebrados e até retirados do lugar, deixando apenas o terreno.
Os serviços na folha começaram no inicio da semana e vão se estender até sexta-feira (17). Já foram reconstituídos aproximadamente 500 metros de ruas, principalmente as vias de entrada para a folha e às proximidades do campus industrial do IFPA (Instituto Federal do Pará). De acordo com Nilton Amorim, o local vem recebendo muito movimento em razão da escola Jonathas Athias, o campus do IFPA e várias outras escolas técnicas que se instalaram no local, além de ser uma via de passagem para a folha 27, e que muitos moradores procuram uma rota alternativa na Nova Marabá para chegar ao centro comercial.
O asfalto utilizado na recomposição das vias do bairro é do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), segundo o chefe da equipe o asfalto é um dos mais utilizados neste tipo de serviço, em razão da sua viscosidade e o uso de mistura de agregados e concreto asfáltico que dá mais resistência a cobertura de asfalto.
De acordo com Nilton Amorim houve também um trabalho de nivelamento do terreno, já que muitos trechos das ruas cederam em razão das chuvas e a intensidade de uso ao longo do tempo, “foi preciso fazer aterramento de algumas partes para depois usar o asfalto, principalmente nas esquinas, onde estavam muito danificados”, explicou o chefe da equipe tapa buraco.