EDUCAÇÃO: ESCOLAS ACELERAM ENSAIOS PARA O DESFILE DA PÁTRIA EM MARABÁ
Pelotões de alunos vão levar como tema à Avenida a “Escola Protagonista e Sustentável”
Os ensaios dos estudantes da rede municipal de ensino estão acontecendo com mais intensidade nas unidades escolares para participação nos desfiles cívico-militares que acontecem na Semana da Pátria, em Marabá, como celebração ao Dia da Independência do Brasil, em 7 de Setembro.
Os desfiles acontecem em vários locais, incluindo diversas comunidades da zona rural, com intensa mobilização das unidades escolares, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Este ano, o desfile escolar terá como tema geral “Educação: Escola Protagonista e Sustentável”, que será enfatizado por todas as unidades escolares.
Na Paulo Freire, Bairro Belo Horizonte, cerca de 100 alunos vão participar do desfile na Avenida Antônio Maia e a diretora Andréia Rodrigues Moura explica que o ensaio desta quarta-feira (22) foi o único da semana e que eles serão intensificados na semana seguinte, com dois dias de atividades de preparação: quinta e sexta-feira. Como sub-tema, a escola vai apresentar na avenida “O Brasil que eu quero”, fazendo uma reflexão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. “Faremos uma encenação rápida sobre a degradação do Rio Itacaiunas”, explica Andréia Rodrigues.
No Colégio Militar Rio Tocantins, popularmente conhecido como Caic, localizado na Folha 13, Nova Marabá, os ensaios estão sendo conduzidos pela vice-diretora Walglene Ferreira Gomes da Paz, inclusive com uma fanfarra que conta com a participação de 27 estudantes. A mobilização é diária e cerca de 100 alunos estão ensaiando diretamente para representar a escola na Avenida Antônio Maia.
Na Escola Heloísa de Souza Castro, no Bairro Laranjeiras, 120 alunos participam dos preparativos para o desfile da Pátria. Os ensaios contam com a colaboração direta de 30 educadores e outros 30 voluntários estarão na organização durante a apresentação propriamente dita, no dia 7 de Setembro. Os ensaios ocorrem três vezes por semana dentro da escola Heloísa Castro e nas ruas às proximidades, com os estudantes divididos em seis pelotões, com porta bandeiras, parada literária para ampliar o conhecimento, desafios da educação inclusiva no contexto escolar, esporte é vida, Projeto Água Viva para a Vida e ainda uniforme.
A Escola Cristo Rei, no Bairro Bela Vista, também está se organizando para o desfile, com 160 alunos ensaiando toda semana e divididos em seis pelotões: Ordem Unida, Alegoria Ballet, Alegoria Artes e suas facetas, incluindo uma homenagem à Galeria Vitória Barros, Alegoria Desporto, Capoeira, Xadrez e Educação Física.
ENREDO DOS DESFILES
Segundo o secretário municipal de Educação, Luciano Dias, na zona rural há previsão de participação de 3.200 alunos, com os desfiles iniciando no dia 4, nas vilas Sororó e Brejo do Meio. No dia 11, será a vez das comunidades da Vila São Pedro e PA Maravilha; no dia 12, nas vilas União e Capistrano de Abreu; no dia 13, nas vilas Morajuba e Três Poderes; e no dia 14 na vila Patauá. Em todos esses desfiles, a coordenação estará a cargo da Diretoria de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação.
Ainda segundo Luciano Dias, na zona urbana haverá dois desfiles. No dia 5, 14 escolas dos núcleos São Félix e Morada Nova vão desfilar nesta última comunidade, a partir de 8 horas, com mais de 2.000 alunos.
No dia 7, data da Independência do Brasil, o desfile será realizado na tradicional Avenida Antônio Maia, Marabá Pioneira, com participação de 23 escolas, sendo duas privadas e as demais públicas.