SAÚDE: MARABÁ MANTÉM BAIXO REGISTRO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA
Deste o início desta administração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio de outros setores como Secretaria de Obras e Serviço Ambiental de Marabá, não tem medido esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti. Como resultado, está baixa a proliferação do inseto e reduzido o número de acometidos por dengue e chikungunya este ano.
No último LIRA – Levantamento do Índice Rápido do Aedes – realizado no mês de junho, o índice de infestação apresentou, em média, um baixo risco para doenças. De mais de 60 localidades pesquisadas, somente 12 apresentaram algum risco, ou seja, oito estavam em baixo risco e quatro em médio risco.
Segundo Amadeu Moreira, coordenador de Endemias e Vigilância Ambiental, Marabá deve manter o controle do Aedes mesmo no período chuvoso, diante das ações que acontecem o ano todo. Exemplo disso são as visitas domiciliares nos bairros mais infestados pelo mosquito e aplicação do fumacê, com base nos indicadores do LIRA. Além disso, a “cidade está mais limpa, o que dificulta a proliferação do mosquito”.
De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, os baixos índices de infestação do Aedes, este ano, expressam a redução de pacientes acometidos pelas respectivas doenças por ele transmitidas.
Em 2017, de janeiro a dezembro, houve 304 casos suspeitos de chikungunya, com 208 confirmados; de janeiro a agosto deste ano, 14 suspeitos de contrair a doença, somente cinco casos confirmados.
Quanto à dengue, em todo o ano passado, 606 ocorrências, das quais 464 confirmadas; agora em 2018, até hoje, 23 de agosto, 39 casos suspeitos, com 13 confirmados. Nos últimos dois anos não houve registro de zika em Marabá.
O Ministério da Saúde, com base em levantamento (LIRA), a mesma época, na maioria dos municípios brasileiros, onde 1.153 deles apresentaram elevadas infestações do mosquito, alertou para o alto risco de surtos de dengue, zika e chikungunya. Por isso, recomendou intensificar ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo durante o período mais seco, em todo o país.