CASA DO IDOSO COMPLETA 3 MESES DE FUNCIONAMENTO COM HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Para 12 idosos da cidade, a vida passou a ter mais contentamento, há 3 meses, quando se mudaram para o Centro Integrado de apoio à pessoa idosa, mantido pela Prefeitura de Marabá, no Bairro Belo Horizonte. Lá, o atendimento é especializado e tem proporcionado qualidade de vida para aqueles que já não tem mais o mesmo vigor da juventude.
Seu Antônio Rodrigues, de 60 anos, chegou ao Centro Integrado depois de ser encontrado na rua, com baixo estima e muito doente. Ele conta que na Casa do Idoso encontrou não somente um lar, mas também, motivação. É ele quem cuida da horta do abrigo, por pura paixão.
“A atividade que gosto é plantio. Para mim é um prazer deixar ela toda formada e ver todo mundo comendo. Nós temos quiabo, maxixe, coentro, cebola, melancia, couve e jiló”, ressalta seu Antônio.
Já seu Antônio Valdeir, tem uma história de superação. Ele chegou no centro muito debilitado a ponto de não conseguir caminhar com as próprias pernas. Com o acompanhamento que tem tido, inclusive, com aulas de hidroginástica, já consegue dar passos sozinhos. E até ganhou uma prótese dentária novinha pra deixar o sorriso mais bonito.
“Eu só não posso é correr ainda, mas já dou uns passos, devido aos cuidados que eu tenho aqui. Tudo que eles oferecem pra mim eu acho bom. Dou graças a Deus de ter caído no chão e eles terem me trazido. Aqui eles me acolheram, estou feliz”, relata Valdeir.
Quem também está com a autoestima lá em cima, é seu Jacinto. O idoso de 77 anos, foi resgatado depois de uma denúncia recebida pelo o Conselho do Idoso. Ele foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava abandonado numa casa do bairro Amapá. Agora que está com a saúde restaurada, faz questão de se vestir bem e andar todo perfumado.
“Me encontraram numa situação difícil. Me trouxeram pra cá, Graças a Deus, almoço, janto, tomo café, merendo e vou levando a vida. O pessoal tem me ajudado muito. Tomo banho na piscina, faço atividades físicas. ‘Tô’ mais bonitão, mais forte”, brinca o aposentado.
O Centro Integrado da Pessoa Idosa, completou três meses de funcionamento nesta quinta-feira, (30). Lá, os moradores contam com psicólogo, cuidadores, técnico em enfermagem, além de outros profissionais que trabalham no apoio. A casa é coordenada por Onete Feliz, que há 15 anos, trabalha com pessoas idosas no município e disse que é satisfeita por esta escolha de vida.
“Eu me dedico a essa área porque eu percebi que era uma população esquecida, excluída e precisava da ajuda de alguém. Quando comecei a trabalhar no município, me deram a oportunidade de trabalhar com os idosos e eu fui gostando. Com o Estatuto do idoso, melhorou muito mais, por causa da garantia das leis”, observa a coordenadora.