DESFILE NA AVENIDA ANTÔNIO MAIA BATE RECORDE DE PÚBLICO E DE PARTICIPANTES
As quatro horas de duração fez do desfile da última sexta-feira, 7 de setembro, o mais longo da história de Marabá. Foi também o que alcançou maior quantidade de participantes (cerca de 10 mil desfilando na Avenida Antônio Maia) e o que atraiu maior público, com 18 mil expectadores, segundo avaliação da Polícia Militar. Na transmissão ao vivo realizada pelo Facebook, o alcance foi de cerca de 120 mil pessoas de várias partes do País e até do exterior.
A programação em homenagem à Independência do Brasil começou às 7h30, com hasteamento da Bandeira na Praça Duque de Caxias e, de lá, o prefeito Tião Miranda e o general Eugênio Pacelli desfilaram em carro aberto para passar em revista às tropas.
O desfile propriamente dito começou às 8h10, com apresentação da Banda Municipal, e em seguida passaram pela avenida 30 escolas e núcleos de educação infantil, que fizeram evoluções e discutiram o tema do evento este ano: “Protagonismo e Sustentabilidade”.
Além das escolas, também desfilaram as seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde, Clube de Desbravadores, Clube de Aventureiros, Escoteiros, Obra Kolping do Brasil, Assembleia de Deus Madureira, Ordem Demolay, Associação Marabá Esportes, Lar Fabiano de Cristo, Operante Treinamento, Bombeiros Civil do Pará, Angel Life, Batalhão de Força Pré-Militar Ambiental.
Também desfilaram os servidores da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Guarda Municipal, Exército, Escola Militar Rio Tocantins, Polícia Militar, Bombeiros, veículos motorizados e cavalaria.
Diversas autoridades prestigiaram o evento a partir do palco montado pela Prefeitura Municipal de Marabá, entre as quais o prefeito Tião Miranda; o general de Brigada Eugênio Pacelli; o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima; o juiz Marcelo Andrei Simão Santos; a superintendente de Polícia Civil do Sudeste, delegada Simone Felinto; o secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias; entre outras personalidades.
O prefeito Tião Miranda avaliou que o desfile da Pátria continua a atrair multidão em Marabá e crê que o respeito à nação se deve, também, pelo sentimento de pertencimento que o povo tem com o Brasil e à cidade onde mora. “Estamos resgatando a autoestima de nosso povo e celebramos a Independência com uma cidade melhor organizada”, sustentou.
As celebrações da Independência prosseguem até o dia 14 deste mês, com mais quatro desfiles na zona rural. Todos os eventos são organizados pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá e o titular da pasta, Luciano Lopes Dias, observa que antes do desfile do dia 7, outros cinco já haviam sido realizados. “Em todos os lugares que chegamos para promovermos esta festa singela, as pessoas vão assistir. Os estudantes e seus familiares se preparam com muito entusiasmo para o evento. Os educadores se mobilizaram para trabalhar o tema proposto pela SEMED, de uma “Escola Protagonista e Sustentável””, sintetizou Luciano Dias.