ENCONTRO DEFINE CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE MULHERES NO BAIRRO CABELO SECO
Diante das dificuldades enfrentadas pela população daquele que é o bairro pioneiro da cidade, o Grupo de Mulheres do Cabelo Seco Raízes de Marabá, promoveu no último sábado (15), um encontro com vários segmentos da sociedade, em jantar na Orla do Pontal (encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas) para apresentação de proposta de criação de uma associação de moradores e moradoras, visando promover um programa de desenvolvimento de mulheres e jovens.
Segundo Margarida Negreiros, professora da Unifesspa, uma das colaboradoras do Grupo Raízes de Marabá, o primeiro encontro dessas mulheres aconteceu em abril deste ano. Desde então, várias reuniões sucederam no sentido de criar uma associação, que tenha como finalidade um programa de formação profissional para ocupar o tempo dos jovens daquele distrito, livrando-os de descaminhos e, ao mesmo, levando-os a geração de emprego e renda às suas famílias.
Lançado oficialmente o grupo, agora elas vão organizar a associação e elaborar um plano de formação de mulheres e jovens, a partir de mão de obra local, considerando que há muita gente capacitada no próprio bairro, buscando também contribuição externa.
Além da apresentação da proposta para criar uma associação, o encontro de mulheres homenageou as lavandeiras que, mesmo sem marcarem presença na história do bairro, muito contribuíram com sua força de trabalho; apresentaram poesias e um varal de antigas fotografias.
A reunião contou com mais de 100 convidados, que degustaram um saboroso jantar, num dos mais aconchegantes pontos turísticos de Marabá.
Além da Unifesspa, o evento contou com participação de representantes das secretarias municipais de Cultura e Educação, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a a Mulher – Serviço de Referência Especializado de Atendimento à Mulher, Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher, dentre outras instituições.