VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA: EQUIPES DA SMS IMUNIZAM CÃES EM SÃO FÉLIX E MORADA NOVA
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é prevenir mais de 33 mil cães contra a raiva, na zona urbana e zona rural do município
As equipes da Secretaria de Saúde estão em três residenciais populares nos bairros de Morada Nova e São Felix. Na manhã desta quarta-feira (19), o objetivo era vacinar os cães e gatos do residencial Jardim do Éden em Morada Nova, a estratégia dos agentes é ir de casa em casa para imunizar os animais.
Outro grupo de agentes se concentrou no residencial Tiradentes. Todas as residências eram visitadas pelos agentes que conferiam o nome e a idade do animal. Cleuber de Almeida, teve o cão vacinado pela equipe e diz que é importante a vacinação para evitar doenças na família.
Pelas ruas acompanhando as equipes de vacinação, chegamos até o cãozinho chamado Tótó. A Dona, Eva, disse que cuida do bichinho como se fosse uma criança e não descuida de imunizá-lo, sempre quando tem campanha ela vacina seu animal de estimação.
A campanha de vacinação antirrábica em Marabá é coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem a meta de prevenir contra a raiva animal mais de 33 mil cães e gatos em todos os bairros da cidade e também na zona rural do município.
Segundo Fernanda Miranda, diretora de Vigilância em Saúde, grupos de agentes de Endemias, agentes de Saúde e de Zoonoses farão arrastão casa a casa para vacinar os animais. De acordo com ela, não haverá dia D de vacinação e o arrastão tá contando com apoio de voluntários do curso de saúde coletiva da Unifesspa e demais cursos de saúde
A diretora de Vigilância em Saúde afirma que a vacinação é o único de meio de bloquear o vírus da raiva para que a doença não atinja humanos. “Por isso, é importante que a população facilite o acesso dos agentes de saúde às residências para que imunizem os cães e gatos, transmissores mais comuns desse vírus ao homem e outros animais no meio urbano”, relata a enfermeira.
Um carro som está acompanhando as equipes como estratégia de vacinação informando no bairro onde está acontecendo a vacinação para que a população fique atenta e colabore com o trabalho dos agentes e coloquem seus animais a disposição para serem vacinados. O Centro de Zoonoses, no Bairro Novo Horizonte, estará aberto de domingo a domingo das 8h às 18h para realizar a vacinação.
Marabá não registra casos de raiva animal há mais de cinco anos, graças ao cuidado com a imunização, que além da campanha anual, o CCZ segue vacinando em todos os dias da semana.