OBRAS: ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE GANHA COBERTURA DE QUADRA
Com previsão para ser entregue em meados de novembro deste ano, a Escola Municipal “O Pequeno Príncipe”, situada na Folha 32, Bairro Nova Marabá, foi agraciada com os serviços de cobertura da quadra poliesportiva. O investimento feito pela Prefeitura Municipal, no valor de R$ 112.879,31, beneficia mais de 500 alunos do município, que irão utilizar a quadra para práticas esportivas, atividades pedagógicas, e ainda eventos com a comunidade. A construtora licitada CFS Lopes é a responsável pela obra.
Nesta quarta-feira (19), os serviços estão na fase de preparação da fundação, confecção de tubulões. Segundo o gerente da obra, José Araújo, assim que a equipe terminar a concretagem dos tubulões será realizada a fase da estrutura metálica, que se trata do acabamento.
“Estamos na fase mais complicada que é a fundação, depois iremos para a parte mais rápida [acabamento metálico]. Até o momento foram feitos trabalhos de escavação, alocação, ferragem de dez tubulões, e concretagem deles”, detalha Araújo sobre o andamento da obra.
Ademais, a empresa prometeu entregar a obra com polimento do piso da quadra, pintura, demarcações, além do projeto elétrico, para que a quadra funcione durante a noite.
O diretor da “Pequeno Príncipe”, Antônio Soares, trabalha no prédio há 25 anos. Para ele, a obra é esperada tanto para os alunos, como também para a gestão. “Vai ser mais um ambiente que podemos receber a comunidade e os pais, para fazer reuniões, promover algum evento”, diz o gestor. “Para eles [estudantes] será muito interessante ter a quadra coberta, pela questão da proteção tanto do sol quanto das chuvas, pois no período chuvoso, as aulas práticas são interrompidas, em função da ausência, até então, da cobertura”, ressalta Antônio Soares.
Professor efetivo da rede municipal, João Maurício da Silva Neves, leciona há mais de 10 anos a disciplina de educação física, para os discentes daquela escola. “Até mais do que os alunos eu ansiava por essa obra, pois os alunos fazem suas aulas e vão embora para casa, e eu permanecia na quadra, todos os horários, exposto ao sol de Marabá, que não é fácil. Por conta dessa condição insalubre, muitos alunos optavam por realizar outras atividades desenvolvidas por mim na área coberta, como xadrez, dama, tênis de mesa, uno etc. Tudo isso para não prejudicar os benefícios que as pessoas desenvolvem na disciplina de educação física”, explica Maurício.
Quem também está comemorando a obra, é a aluna Ellen de Sena Cardoso, ela tem 13 anos e cursa o 9 º ano, do ensino fundamental. Ellen adora praticar esportes. “Vai ficar bem melhor agora com a quadra coberta. Muitas meninas reclamavam porque o sol batia muito forte e toda hora as alunas queriam ir beber água. Os alunos reclamavam muito, passavam mal. Agora vai melhorar mais com a cobertura”, reafirma a estudante.
A obra tem como engenheiro responsável técnico Valber Araújo. Nove funcionários da construtora trabalham a todo vapor, em tempo integral, para entregar a obra no prazo estabelecido.