OBRAS: REFORMA DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS INICIA SEGUNDA ETAPA
Após a conclusão da primeira etapa de reforma da Praça Duque de Caxias na Marabá Pioneira, teve início, há uma semana, os trabalhos referentes à segunda etapa da obra que se inicia na praça de alimentação e segue até o limite final da praça, às proximidades do prédio onde funciona a Secretaria de Indústria, Mineração, Comércio e Turismo (Sicom), Procon e Sine.
A principal mudança da antiga estrutura para a atual, está sendo a retirada de um bloco da praça de alimentação, permanecendo apenas um com 5 box para atender os comerciantes. O banheiro será ampliado e adequado para portadores de necessidades especiais. De acordo com o arquiteto Honório Aires, “metade dos boxes não estava sendo utilizado pelos comerciantes, servia apenas de depósito, no local serão construídos dois canteiros com jardim de 450 centímetros de altura e dois bancos de granito e ampliação do espaço para distribuição de cadeiras e mesas”, explica.
Ao lado da praça de alimentação, será instalada a academia ao ar livre com 8 equipamentos. O local já está sendo preparado para receber os aparelhos. O antigo parquinho será totalmente revitalizado com a troca de todos os brinquedos, “os antigos brinquedos já não ofereciam mais segurança para as crianças, toda a madeira está sendo trocada e novos brinquedos serão instalados” afirma Antônio Amâncio, diretor técnico da empresa responsável pela reforma.
Quatro rampas de acesso destinadas aos cadeirantes estão sendo construídas nos padrões exigidos pela norma específica, com maior declividade e mais ampla. Já o histórico coreto construído no centro da praça recebeu modificações em seu entorno. No espaço onde antes existia um espelho d’água, foi feito um jardim. Nas muretas de proteção das antigas mangueiras que enfeitam a praça há décadas, foi feito um acabamento em granito, que segundo Honório Aires, tem maior durabilidade e fica com a aparência melhor.
De acordo com o arquiteto que projetou as novas mudanças numa das mais antigas praças de Marabá, a entrega total da obra será de 45 dias. De acordo com ele, o prazo é em razão dos serviços de reforma de todos os boxes da praça de alimentação que vai necessitar de mais tempo para finalizar os serviços, “acreditamos que até novembro a população possa estar utilizando os novos espaços que serão construídos na praça Duque de Caxias”, afirma Honório Aires.