SEMANA DO IDOSO: PROGRAMAÇÃO INICIA COM SEMINÁRIO NESTA SEXTA-FEIRA
“Envelhecer com dignidade” será o tema do seminário que vai abrir as programações oficiais da Semana do Idoso em Marabá, promovidas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal de Saúde, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia primeiro de outubro.
O evento vai acontecer na próxima sexta-feira (28), das 8h da manhã até o meio-dia, no auditório da Câmara Municipal e terá a presença da Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idos, Valquíria Alves. Segundo Onete Feliz, Coordenadora da Casa da pessoa idosa e integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos, o evento deve mobilizar além de idosos, jovens estudantes de todas as esferas.
Segundo Onete, as palestras têm o objetivo de atingir em especial a juventude porque esse público tem sido apontado como o maior causador de maus tratos relacionados aos idosos, em meio às famílias. “E nós queremos quebrar esse paradigma com esse seminário”, comenta Onete.
Ainda como parte da programação do Conselho do Idoso, na segunda-feira (01) será realizada uma tarde cultural, bem animada com música e dança, na Praça Antônio Moreno (Praça do Idoso), a partir das 17h30. E no dia 05 de outubro, a programação do conselho encerra com a grande caminhada às 8 horas, saindo da Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.
Paralelamente a essa programação, a Secretaria de Saúde terá atividades durante todo o mês com a campanha “Caminhos para envelhecer bem: respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro”. Na segunda-feira, dia 01, Dia do Idoso, a programação começa às 8h, da manhã, no Centro de Saúde Pedro Cavalcante e Enfermeira Zezinha, onde serão ofertados serviços de saúde aos idosos.
A partir daí, a programação segue até o dia nove de outubro com ações em todos as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural de Marabá com prioridade no atendimento às pessoas idosas.
Laslene Leão, coordenadora do departamento da Pessoa Idosa da SMS, disse também que as programações vão se estender pelo Núcleo São Félix.