SEMANA DO IDOSO: SEMINÁRIO DISCUTE DIREITOS E GARANTIAS DA PESSOA IDOSA
Evento contou com a presença da presidente do conselho da pessoa idosa do Estado, Walkiria Cristina Batista Alves.
Com o tema: Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou na manhã desta sexta-feira (28), o seminário para discutir os direitos e garantias da pessoa idosa no município de Marabá e as políticas públicas de apoio e atendimento aos idosos.
Com a plenária lotada, os idosos que participam de ações e projetos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) acompanharam atentamente as discussões sempre muito motivadas. Como a dona Maria Luiza, de 77 anos, ela conta que se sente bem quando participa de atividades com outros idosos. “Eu espero que seja muito bom, pois eu me sinto feliz quando estamos juntos todos os idosos de toda cidade. Tenho 77 anos e ainda sou nova, me sinto bem aqui, me sinto melhor do que em casa, porque aqui recebo carinho, sou beijada e aqui é só coisa boa”, afirma dona Maria muito sorridente.
Nadjalúcia Oliveira Lima, secretaria de assistência social, destacou que todo momento é momento de se discutir o envelhecimento porque ele é inevitável e isso deve ser construído no dia-a-dia. “Na nossa gestão quando recebemos a notícia que era o pior lugar para a pessoa idosa viver. Nós fomos buscar meios para mudar essa realidade e procuramos os órgãos responsáveis para garantir esse direito”, afirmou. De acordo com ela, hoje a terceira idade, que antes estava dispersa, se encontra em várias ações, pois buscamos uma política de atendimento integral à pessoa idosa em nosso município através dos CRAS e também com a casa do idoso e sempre estamos buscando resgatar a dignidade do idoso”, explica.
Marcone José Santos, secretario municipal de saúde, falou sobre a parcela de contribuição e garantia de atendimento integral à pessoa idosa. “Nossa Marabá tem trabalhado bastante no atendimento a pessoa idosa, o Brasil passa por esse fenômeno da chegada da terceira idade e nós temos que estar pautado nesse atendimento”.
Walkiria Cristina Batista Alves, é a presidente do conselho da pessoa idosa do Estado, e veio a convite para fazer uma palestra para os idosos de Marabá, segundo ela todo dia é dia do idoso. “Hoje é um dia especial. É importante empoderarmos a pessoa idosa sobre seus direitos, o Brasil tem uma das melhores políticas de defesa da pessoa idosa e não somente os idosos, mas também os familiares devem ter o conhecimento disso,” afirma.
Marionete Feliz Fonseca, integrante do conselho da pessoa idosa de Marabá, falou da importância do evento. “A importância é para que a sociedade de modo geral possa perceber o quanto a dignidade da pessoa humana é um bem valioso. Nosso tema é envelhecer com dignidade, esse momento é muito importante porque nós trabalhamos em favor do envelhecer com saúde, integração e com várias atividades para os idosos”.