LAZER: IDOSOS VÃO À PRAÇA CANTAR E DANÇAR PARA CELEBRAR O DIA
Dona Alice Aguiar Lima investiu na maquiagem, arrumou o cabelo e com a beleza realçada se divertia na tarde cultural realizada na Praça do Idoso, nesta segunda-feira (01), que tem como tema: “Envelhecer com dignidade”. Houve apresentação de dança e muita música tocada e cantada por eles mesmos.
O evento reuniu dezenas de idosos, dos CRAS, Casa do Idoso, Lar São Vicente, pastoral do idoso e um grupo de idosos de Itupiranga. A tarde cultural promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção Comunitária em parceria com o Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
A dona Alice de 78 anos, estava muito feliz com o momento, pois reencontrou amigos e sabe que a data precisa ser comemorada para atingir o objetivo que é conscientizar as pessoas do respeito a esse público.
“A gente anda nos ônibus e os novos não dão cadeira para a gente sentar. Acho que merecia melhorar muito. Mas hoje aqui é só alegria! (referindo-se ao evento) Participando do CRAS eu tive muita coisa boa, recuperei de uma depressão. Tudo é muito bom”, disse a aposentada que adora se arrumar.
Onete Feliz, conselheira dos direitos da pessoa idosa, disse que a escolha da praça foi estratégica para que a comunidade conheça os serviços voltados aos idosos existentes no município. Além disso, a tarde cultural possibilitou que os idosos apresentassem os talentos na música e na dança. A comemoração é também pelos 15 anos de estatuto do idoso.
“A gente ver que o idoso precisa dessa dignidade, ele precisa do respeito, o estatuto fala dos direitos, mas infelizmente as pessoas ainda desconhecem. E pedimos que a todos aproveitem mais os idosos que tem em sua casa, o momento dessa pessoa sábia”, enfatiza Onete.
Nadjalúcia, secretária da Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), explica que diferente dos anos anteriores, esse ano a programação foi pensada para envolver toda a comunidade e transformar Marabá numa boa cidade para se envelhecer.
“Queremos descontruir essa cultura de negligência do idoso. Queremos fazer uma cidade importante para a pessoa idosa, que cuida e que tenha políticas públicas voltada para os idosos. Já houve mudanças, até conceituais. Temos trabalhado a valorização da pessoa idosa”, destaca a secretária.