SEMTUR: CIRCUITO GASTRONÔMICO VALORIZA COZINHA MARABAENSE
A segunda edição do Circuito Gastronômico e Festival do Tucunaré em Marabá está movimentando 10 restaurantes da cidade desde o dia primeiro de outubro. O cardápio especial e variado de Tucunaré é o grande atrativo. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotel), garante que da para fazer o rodízio pela cidade, pois cada restaurante tem sua própria receita e o consumidor poderá encontrar muitas surpresas boas.
Dauro Remor, presidente do Sindhotel, explica que a regra é que o Tucunaré seja servido com um prato de entrada e uma sobremesa. Mas há também quem opta por ofertar pratos familiares. “O importante é divulgar o nosso festival do Tucunaré”, ressalta.
Os chefes dos restaurantes participantes passaram por uma capacitação com três chefes de Belém, que ensinaram aos cozinheiros da cidade como utilizar os temperos paraenses para incrementar os pratos. “O objetivo é valorizar a cozinha marabaense. Nós trouxemos os chefes especializados nos temperos paraenses, mas foram os cozinheiros da cidade que criaram os pratos e ficaram muito bons”, enfatizou Dauro.
Ricardo Pugliese, secretário de turismo, disse que o evento é importante para o setor e até já faz parte do calendário de turismo. Ele observa que a Prefeitura por meio da Semtur, dá todo o suporte para viabilização do projeto, desde o planejamento até o final do festival, que encerra no dia 30.
“Desde a primeira edição, a gente tem se empenhado em transformar o festival de cunho turístico. A Prefeitura e a Semtur têm apoiado o festival nesse intuito de que ele cresça e atraia muitos turistas”, afirma.
Pugliese explica ainda que para garantir a qualidade do evento foram realizados convênios com o Sebrae e Senai. Além da capacitação para os cozinheiros, a novidade desse ano foi à chamada “Rodada de Negócios”.
Na Rodada de Negócios as empresas fornecedoras se encontram com os donos de restaurantes para negociarem preços sobre os produtos, peixe, hortaliças, dentre outros. Nessa primeira rodada, ocorrida dia 09 de outubro, seis empresas âncoras participaram. O volume gerado foi de R$ 3.580 reais apenas no primeiro dia. A expectativa é de que esse volume cresça para mais de R$ 42.000 nos próximos 12 meses.
Também são parceiros do circuito e festival, o Governo do Pará, Conselho Municipal de Turismo, Senac, Sindicom e o Shopping Pátio Marabá.