SAÚDE: PESQUISA DE SATISFAÇÃO PRETENDE MELHORAR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO HMI
Deve durar três meses, entre setembro e novembro, a pesquisa de satisfação que está sendo realizada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Hospital Materno Infantil de Marabá, (HMI). A iniciativa foi do próprio hospital, por meio do setor de psicologia, que há um ano vem trabalhando a política de humanização com maior intensidade na maternidade.
A psicóloga do HMI, Miracilda Modesto, explica que a avaliação é resultado de uma parceria entre o hospital e o curso de Psicologia da Unifesspa, que surgiu ainda o ano passado, quando a universidade realizou uma capacitação com os profissionais da casa de saúde.
“Agora queremos ver quais resultados já temos visível que a comunidade pode estar apresentando”, comenta Miracilda.
A pesquisa está sendo feita por meio de um questionário contendo 20 questões, onde o usuário da a sua opinião sobre o atendimento nos diversos setores da maternidade. Eles têm cinco opções de respostas (Excelente, Bom, Ruim, Péssimo e Não se aplica). As respostas são colocadas em envelopes, que são lacrados e ficam sob a responsabilidade da universidade.
O questionário é aplicado a pacientes e acompanhantes por 24 estagiários de psicologia. Além dos enfermeiros e médicos, são avaliados também os agentes de portaria, recepcionistas, as copeiras, agentes de limpeza, dentre outros profissionais que fazem parte do quadro de funcionários.
A estudante de psicologia Amanda Viana, faz parte do grupo de estagiários que estão aplicando o questionário na maternidade. Ela conta que a receptividade dos usuários está sendo muito boa.
“Estou surpresa porque achei que seria mais difícil coletar, mas as pessoas estão bem abertas para dar opinião e avaliar o atendimento do hospital. O questionário é sigiloso, o usuário não precisa se identificar”, destaca a universitária.
A também psicóloga do HMI, Eliedna Lourenço, considera que a escuta aos usuários é importante porque assim é possível saber em quais setores o atendimento está bom e em quais precisa ser melhorado. É que ao final da pesquisa será elaborado um diagnóstico mostrando os resultados.
“O materno tá passando por um processo de mudança. Essa gestão e a coordenação do hospital tiveram um papel fundamental pro desenvolvimento das atividades da humanização aqui dentro, você consegue visualizar em coisas que parecem ser simples, mas tem efeito muito importante, como a organização do espaço”, ressalta a psicóloga.