SEMTUR: MARABÁ ALCANÇA CERTIFICAÇÃO NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO 2018
Marabá já está inscrita no Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2018, e a um passo para alcançar a certificação de 2019. Essa certificação digital possibilita captações de recursos em programas, projetos e ações de políticas públicas relacionadas ao turismo. Até aqui, o município trabalha por meio da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo), para fortalecer a atividade turística, realizando uma série de tarefas, decretos, leis, e formalização de ações para que o turismo tenha o reconhecimento nacional.
O secretário municipal de Turismo, Ricardo Pugliese, lembra que, hoje o turismo do município não é categorizado simplesmente por seus atrativos turísticos, sendo estes apenas parte da avaliação que é feita do Ministério do Turismo. “Hoje olha-se muito a infraestrutura, sustentabilidade do município e uma série de outros critérios que o Ministério usa para avaliar o município quanto ao seu potencial turístico, para que ele possa ser desenvolvido, do que propriamente com as atrações turísticas da cidade”, destacou Pugliese.
Atualmente, Marabá está na categorização B do Mapa do Turismo Brasileiro, ficando atrás apenas de Belém, que se encontra na categoria A. Em todo o estado, existem quatro municípios da categoria B, e Marabá é um deles no Pará. “O turismo hoje é considerado uma indústria importante para o desenvolvimento econômico das cidades. Marabá desde o início da gestão, juntamente com o prefeito Tião Miranda, temos feitos uma série de ações, em termos de decretos, leis, e formalização de ações para que o turismo tenha o reconhecimento”, reconhece o secretário da pasta.
Segundo Pugliese todas as ações da Semtur são centradas na formalização, a fim de angariar cada vez mais políticas públicas de incentivo ao turismo no município. A Semtur conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, a qual incentiva o Turismo na região de Carajás. O secretário cita como exemplo, o Centro de Convenções como atrativo que gerou mais potencialização do setor turístico, em termo de categorização para o mapa do Turismo.
Vale lembrar também que o município se encontra no Casdastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur). Por fim, Pugliese avalia que a cidade está indo muito bem, e que a tendência é a longo prazo buscar categorização na posição A, que equivale apenas à capital paraense.
A assessora de Turismo da Semtur, Isis Mourão, ressalta que, o próximo passo é o município apresentar até o dia 29 de novembro o seu calendário de turismo atualizado com todos os eventos que se cadastrem na Semtur. “Estamos na etapa do Conselho ativo. Temos de trabalhar também organograma de turismo, precisamos trabalhar equipe, para que possamos melhorar nossa qualidade de serviço, é uma forma que o governo encontrou para melhorar qualidade de gestão do município”, salienta Isis Mourão.
Atualmente, o município faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros, que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
O município já possui o Conselho de Turismo Ativo, como também é membro da Instância de Governança Regional (Fórum de Turismo Regional Araguaia Tocantins).